Região 27 tem aumento de 80% na variação semanal de óbitos por Coronavírus

Os municípios que fazem parte da região 27 são Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho

jun 12, 2021

Atualizado na manhã deste sábado (12), com base nos dados desta sexta-feira (11), o Boletim Regional Covid-19 da Região 27 de Cachoeira do Sul, que engloba também municípios do Centro Serra, entre eles, Sobradinho, coloca a região agora em terceiro lugar no Estado em casos confirmados de Coronavírus. Apesar disso, Cachoeira segue em primeiro lugar na falta de capacidade hospitalar. Acumulada nos últimos 7 dias por 100 mil habitantes desde janeiro, o número da incidência é agora de 552,7, com queda na média móvel de 20,7% dos casos, mas continua com o número superior à do Rio Grande do Sul, que teve a incidência de 339,2 e o aumento de casos em 23,7%.

Nos últimos 7 dias, a região 27 registrou 18 óbitos, onde foi verificado um aumento na média móvel de 80% nos registros. Quanto a taxa de ocupação de UTIs na Região 27, atualmente, existem 20 leitos regulares de UTI ocupados, e 12 leitos não regulares para tratamento dos pacientes internados, fazendo com que a taxa de ocupação chegue a 160%. Na macro região dos Vales que inclui a Região 27 de Cachoeira do Sul; a Região 28 de Santa Cruz, e a Região 29 e 30 de Lajeado, atualmente existem 145 leitos de UTIs, sendo que a taxa de ocupação é de 105,5%, não dispondo de leitos livres no momento.  Segundo dados do boletim regional, desse índice, 73% são casos confirmados ou suspeitos de Coronavírus.

A região 27 tem 15,5% de pessoas vacinadas com a segunda dose da vacina contra o Coronavírus e no Estado 14,3% da população já recebeu a segunda dose. Por determinação do governador Eduardo Leite na última reunião do Gabinete de Crise, na quarta-feira (09), presidentes de associações regionais, prefeitos e integrantes de comitês técnicos das cidades que fazem parte das regiões Covid de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo foram convocados para reuniões de alinhamento a respeito das medidas de enfrentamento à pandemia dentro do Sistema 3As de Monitoramento.

As reuniões ocorreram nesta sexta-feira (11) e foram coordenadas pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e pelo coordenador do Gabinete de Crise, Marcelo Alves, além das equipes técnicas do GT Saúde e do GT Protocolos e de integrantes do Ministério Público, além do procurador-geral de Justiça. Na segunda-feira (14), haverá mais uma rodada com prefeitos das regiões de Cachoeira do Sul, Erechim, Palmeira das Missões e Cruz Alta. Isso porque, a partir da análise dos dados monitorados diariamente pelo GT Saúde e pelo GT Protocolos, o Gabinete de Crise concluiu que as medidas adotadas nessas regiões não estão sendo suficientes para frear o contágio.

Devido ao agravamento da situação da Covid-19 nas regiões, o governo do Estado decidiu fazer reuniões específicas, com acompanhamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, estará presente em todos os encontros – realizadas de forma híbrida. Já os prefeitos da AMCSERRA, mais a secretária de Saúde de Caçapava do Sul, estiveram reunidos no final da tarde desta sexta-feira (11), para avaliar a manutenção do alerta emitido e a solicitação de maiores restrições pelo Gabinete de Crise para a Região 27. Na oportunidade ficou acordado que, no momento, não será alterado nenhum protocolo com novas restrições ou flexibilizações, enquanto não acontecer a reunião solicitada pelos prefeitos da região com o Gabinete de Crise do Estado. Esta reunião foi proposta no último sábado (05), e ainda não aconteceu.

Nesta sexta-feira (11), o Governo do Estado anunciou que a reunião com os prefeitos do Centro Serra está agendada para segunda-feira (14), mas, a AMCSERRA até o momento, ainda não recebeu nada de oficial. Os municípios que fazem parte da região 27 são Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.