Recorde de público e de negócios são destaques da Expoagro 2022

De 23 a 26 de março, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar alcançou um público recorde de 180 mil pessoas, incremento de 61% em relação a 2019

mar 28, 2022

Foto: Matheus Venturini/Rádio Sobradinho AM

Após dois anos de espera, a 20ª edição da Expoagro Afubra marcou a retomada dos grandes eventos na região. De 23 a 26 de março, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar alcançou um público recorde de 180 mil pessoas, incremento de 61% em relação a 2019, e 220 milhões em negócios (crescimento de 215%), marca também inédita. Entre as novidades, neste ano o evento atendeu a uma antiga demanda de moradores da área urbana e possibilitou a visitação durante o sábado. Ao mesmo tempo, a satisfação e a alegria de expositores e visitantes marcou os quatro dias de programação focada na transformação, inovação e produção sustentável.

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, destacou o trabalho realizado por toda a equipe para garantir o bom funcionamento da feira.  Para o coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, assim como o público visitante, o volume de negócios surpreendeu, ainda mais num período pós estiagem e pandemia.  As vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar alcançaram o volume de R$ 1.490 milhão, outro recorde de 2022, o que representou 88% a mais em relação à última edição.

Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Expoagro Afubra é a feira mais vende por dia. Para 2023, a organização estuda a possibilidade de ampliação a estrutura física do parque. Já a data da 21ª Expoagro Afubra, bem como a inclusão de um quarto dia vai ser definida após pesquisa com expositores e patrocinadores.