Rádio Sobradinho celebra 68 anos com missa, música e reencontro

A gravação teve início com uma trova de Adelar Rosa e Rivail Silva, dando o tom para as apresentações de diversos artistas regionais que homenagearam tanto a emissora quanto o comunicador.
Foto: Divulgação

A rua coberta, no centro da cidade, foi palco no último domingo (20), de uma grande celebração pelos 68 anos da Rádio Sobradinho AM. O evento, intitulado “O Grande Domingo no Parque”, reuniu música, homenagens e fé, começando com a gravação do tradicional programa Domingo no Parque, apresentado, há mais de 40 anos, por Omar Stecker – O Peão do Rio Grande.

A gravação teve início com uma trova de Adelar Rosa e Rivail Silva, dando o tom para as apresentações de diversos artistas regionais que homenagearam tanto a emissora quanto o comunicador. Durante a programação, foram entregues troféus de reconhecimento aos ex-operadores de áudio do programa, Neri Carlos Manske e Iedo Gassen, bem como ao atual operador, Leandro Rodrigues. Outro momento especial foi a homenagem ao Bar Dois Irmãos de Arroio do Tigre, parceiro de longa data do programa.

O diretor das rádios, Pe. Matheus Venturini, entregou troféu externando gratidão a Paulo e Marcelo Rauber, celebrando os 17 anos de parceria com o programa. A ouvinte Eliane Fátima Gorris também recebeu homenagem, recebendo das soberanas do Garota Jacuí Ana Júlia Ramos Vieira –  Garota Jacuí Regional 2024, e as princesas Amabily Rathke, e Chaiane Bohn Stoll, também um troféu pela dedicação e carinho pela emissora.

Logo após, a tradicional Missa Crioula emocionou o público. celebrada pelos padres Gelso Bernardy e Matheus Venturini, contou com a participação do Coral Arte e Canto, que entoou músicas gauchescas durante a cerimônia. Na ocasião, foi ressaltada a importância da comunicação e da trajetória da Rádio Sobradinho, especialmente o legado de Omar Stecker. Um dos momentos mais aguardados foi o reencontro, após cerca de 40 anos, do grupo Os Peões do Rio Grande, com a formação de Edgar Buligon (contrabaixo), Omar Stecker (vocal), Paulo Roberto Spanevello (gaita), Ademar Stecker (violão e vocal) e Eloi Beljor Pereira de Lima – Joto (bateria). A apresentação arrancou aplausos e lágrimas do público.

Um vídeo enviado por Percial de Oliveira, gaiteiro da formação original, também emocionou os presentes. Todos os integrantes do grupo foram homenageados com troféus, com destaque para uma estatueta especial em forma de microfone entregue a Omar Stecker, pelas mãos do Pe. Gelso Bernardy, diretor das Rádio Sobradinho AM e Jacuí FM, em reconhecimento ao seu trabalho de 44 anos na emissora.

Encerrando a festa em alto estilo, o grupo Cobras do Teclado subiu ao palco. Comandado pelos gaiteiros Willian Ponttes e Everton Paschoal, o grupo embalou o público com clássicos dos irmãos Bertussi e músicas do seu repertório. O duo impressionou pela harmonia nas gaitas e pela semelhança vocal com os ícones da música gaúcha Adelar e Honeide Bertussi. O programa Domingo no Parque, gravado durante o evento, irá ao ar no próximo domingo, dia 27, a partir das 10 horas pela Rádio Sobradinho AM e às 13 horas pela Rádio Jacuí FM.

Fotos de Isabel Cristina Selli Turcatto

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade