Pesquisar
Close this search box.

Qualidade do tabaco colhido no Centro Serra está sendo satisfatória

Segundo técnicos da área, para a cultura do tabaco se desenvolver bem, além de chuvas, o fumo gosta de calor e tempo seco para seu desenvolvimento ocorrer de forma rápida

Foto: Divulgação

O início da colheita de fumo na Região Centro Serra, no que diz respeito a qualidade do produto, está sendo satisfatória. A avaliação é de agricultores que já iniciaram a secagem do tabaco. Segundo Cleomar Linhar, agricultor de Linha Cascata, interior de Ibarama, a qualidade do fumo, após a secagem até mesmo, superou as expectativas iniciais. Por se tratar de uma cultura que pode ser considerada até mesmo “fora da época tradicional”, desde o desenvolvimento do fumo até a parte final do processo ocorreu dentro do normal.

Segundo Linhar, um dos motivos da plantação ter sido feita fora de época, é a tendência de “sair” do forte calor nos dias de colheita, o que é uma das dificuldades enfrentadas pelos agricultores. Enquanto alguns produtores estão com os canteiros recém semeados, outros estão no desponte e iniciando a colheita. Questionado se a intenção era fazer duas safras, ele disse que este não é o principal foco, porém, poderia ser. Outros agricultores, destacam que a chuva constante e a falta de sol das últimas semanas, estão causando demora no desenvolvimento do fumo transplantado no período mais tardio.

Segundo técnicos da área, para a cultura do tabaco se desenvolver bem, além de chuvas, o fumo gosta de calor e tempo seco para seu desenvolvimento ocorrer de forma rápida e total. Na última safra com o tabaco de qualidade, alguns agricultores chegaram a comercializar a safra com valores que superaram os R$ 300,00 a arroba.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade