O tradicional evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas” foi aberto na manhã desta quinta-feira (08) reunindo grande público no salão paroquial São Paulo Apóstolo. Nesse primeiro dia, o destaque foi o 10º Seminário Regional dos Guardiões Mirins. O objetivo foi incentivar a participação dos estudantes e a continuidade das ações promovidas com as sementes crioulas pelos mais jovens. Na ocasião, foi apresentada a peça de teatro “A preservação do planeta e das sementes crioulas”, além de relato da experiência do grupo de Guardiões Mirins da Escola Municipal Edwaldo Henrique Drews.
Outro destaque foi a palestra/show com Bruna Rischter Eichler – monitora na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Ela falou sobre a história da agricultura e sementes crioulas. Participaram alunos, pais e professores das escolas de Ibarama, Arroio do Tigre, Agudo, Segredo e Sobradinho. O segundo dia do evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas” será nesta sexta-feira (09), das 8h às 17h, com a 23ª edição da Troca de Sementes Crioulas, 10º Seminário da Agrobiodiversidade, 10ª Feira da Economia Popular Solidária e a Feira do Produtor Rural. A programação contará ainda com o Espaço Solidário das Plantas Bioativas e de Sementes Crioulas, pensado para viabilizar a troca de conhecimentos e valorizar tanto as sementes, como os demais produtos da agricultura familiar.
Destaques para o painel “Uso de Bioinsumos na Agricultura Familiar’, com Janaina Bernardo, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; e “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, com o Biólogo Carlos José Frozi. Agricultores familiares, guardiões das sementes crioulas, indígenas, quilombolas, estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, técnicos da Emater/RS-Ascar e o público em geral participam do evento, que acontece desde 2002 e já virou uma tradição anual em Ibarama.
O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, é uma promoção da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, em parceria com Emater/RS-Ascar e prefeitura de Ibarama, com apoio da Paróquia São Paulo Apóstolo, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Escola da Família Agrícola, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Embrapa e das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM.