Pesquisar
Close this search box.

Protesto no Centro Serra vai expressar descontentamento com decisão da Brigada Militar

Um grupo de apoiadores da Brigada Militar, composto por lideranças comunitárias, políticas e de entidades, está organizando um protesto em defesa da manutenção da 5ª Cia do Centro Serra.

Foto: Henrique Lindner

Um grupo de apoiadores da Brigada Militar, composto por lideranças comunitárias, políticas e de entidades, está organizando um protesto em defesa da manutenção da 5ª Cia do Centro Serra. A reunião ocorrerá nesta sexta-feira (15), logo mais às 19 horas, no Salão Paroquial Católico, para deliberar sobre as medidas a serem adotadas, e planejar um manifesto pacífico contra a decisão imposta pelo comando geral da instituição de rebaixar a Companhia para Pelotão.

A intenção é mobilizar a comunidade, políticos, entidades, escolas, projetos sociais e comércio para uma passeata e bloqueios nos acessos dos 9 municípios do Centro Serra atendidos pela 5ª Companhia, expressando, assim, o descontentamento ao Governo do Estado. De acordo com os organizadores, o estudo técnico apresentado pela instituição que embasou o rebaixamento da Companhia, não condiz com a realidade regional, onde cerca de 70 mil pessoas são atendidas, possuindo uma estrutura de duas Comarcas, três Varas Judiciais, dois Ministérios Público, duas Defensorias, duas Delegacias de Polícia e um presídio estadual abrange três comarcas: de Sobradinho, Arroio do Tigre e Salto do Jacuí.

Além disso, possui um isolamento geográfico com uma serra, ficando à 45 km de Candelária, sede da 4ª Companhia, que comandava 3 municípios, mas que passou a comandar 12 com a inclusão dos 9 do Centro Serra que eram atendidos pela 5ª Companhia de Sobradinho. O presidente da Amcserra, Marciano Ravanello – prefeito de Arroio do Tigre – está apoiando a mobilização que será debatida também na reunião da entidade que ocorre nesta sexta-feira, em Jacuizinho. O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, também solicitou uma reunião com o secretário Estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, e com o comandante geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli, evento confirmado para a próxima terça-feira (19), às 15 horas, na Secretaria Estadual de Segurança Pública. Mayerhofer disponibilizou uma van para as lideranças e representantes das entidades interessadas em participar, convidando também os demais prefeitos e vereadores do Centro Serra.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o prefeito Armando Mayerhofer disse que a audiência foi solicitada pessoalmente ao vice-governador, Gabriel de Souza, durante vista feita esta semana ao Palácio Piratini. Mayerhofer lamentou que a primeira audiência com o comando da Brigada Militar, na assembleia legislativa, não tenha surtido efeito, até agora. Ele lembrou ainda que este é o momento de unir forças para reverter a situação.

Material divulgado na internet

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade