Protesto em prol da manutenção do Presidio Estadual de Sobradinho é suspenso

A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, em contato com a Susepe, foi informada que não há previsão sobre fechamento das casas prisionais de Sobradinho e Candelária a curto e médio prazos
Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

Familiares de apenados do Presídio Estadual de Sobradinho, estavam organizados para promover um protesto na tarde desta quarta-feira, 05, após ter circulado a informação de que a casa prisional iria fechar, e a população carcerária seria transferida para Venâncio Aires. A possibilidade do fechamento foi tema de debate na Câmara de Vereadores de Sobradinho, onde com a presença de servidores da Susepe, o vereador Valdecir Bilhan – PTB – Cíli, afirmou na tribuna, que poderia haver essa possibilidade.

Na ocasião, ele manifestou preocupação com a situação e salientou que os familiares de presidiários enfrentariam dificuldades de deslocamento, caso isso realmente acontecesse. A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, em contato com a Susepe, foi informada que não há nenhuma previsão sobre fechamento das casas prisionais de Sobradinho e Candelária a curto e médio prazos. Apesar disso, o superintendente da Susepe Mateus dos Anjos, informou em ofício ao presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Rio Grande do Sul, Saulo dos Santos, que o Processo Administrativo que tratava do assunto foi arquivado no dia 24 de março deste ano.

O processo considerava a alteração das gestões dos órgãos do Sistema Prisional Gaúcho, mas, não traz dados específicos do que estava previsto. O ofício diz que reuniões foram promovidas para tratar do assunto, e restou definido que o projeto neste momento, seria descontinuado. Com isso, os familiares dos apenados cancelaram o protesto que estava previsto para esta quarta, onde faixas e cartazes seriam afixadas em frente ao Presídio Estadual de Sobradinho.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade