A Propriedade Giehl – Mirante das Oliveiras, localizada na Linha Pedra Lisa, em Segredo, foi um dos grandes destaques da 11ª edição do Prêmio Folha Verde, entregue na noite desta segunda-feira (8) no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa. O reconhecimento veio na categoria Setor Rural, com indicação do deputado Adolfo Brito, que ressaltou o exemplo da família pelo investimento contínuo, inovação e contribuição para o fortalecimento da economia rural do município.
Representando a propriedade, receberam o troféu o casal Simone Limberger Giehl e Jairo Giehl, os filhos Marina e Mateus Luã, e a nora Alexandra Ferreira dos Passos. O momento foi acompanhado pelo prefeito de Segredo, Cláudio Antônio Trevisan, pela chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e vereadora Lisandra Mergen, pela secretária de Educação Fábia Trevisan Bugs, e pelo suplente de vereador Sinei Ricardo Bellini, reforçando o orgulho da comunidade local com a conquista.
Reconhecimento estadual
A cerimônia reuniu autoridades, representantes do setor agropecuário e parlamentares, que celebraram iniciativas que impulsionam o desenvolvimento primário do Rio Grande do Sul. Ao todo, 15 categorias foram premiadas, contemplando cooperativas, propriedades rurais, entidades educacionais, famílias produtoras e profissionais ligados ao agronegócio.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, deputado Zé Nunes (PT), destacou que o Prêmio Folha Verde valoriza quem faz a diferença no campo. Ele lembrou que a edição deste ano ganha ainda mais importância por ocorrer em um período de recuperação econômica do Estado.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), chamou atenção para os desafios enfrentados pela agricultura diante das mudanças climáticas e apontou a necessidade de novas práticas sustentáveis e de zoneamentos mais precisos para garantir a continuidade da atividade primária.
Como funciona o prêmio
As indicações são feitas pelos parlamentares e posteriormente avaliadas por uma comissão julgadora formada por representantes do setor público, privado e da imprensa. As avaliações são cegas — sem identificação do parlamentar que indicou — garantindo imparcialidade ao processo.
Demais agraciados da noite
- Agrícola: COOPAR/POMERAN
- Pecuário: Cooperforte
- Florestal: Janaína Alves de Lima Mello
- Cooperativas Agrícolas: COOMAFITT
- Trabalhadores Rurais: Cooptar
- Rural: Propriedade Giehl – Mirante das Oliveiras (Segredo)
- Propriedade Agropecuária Modelo: Cléu de Aquino Ferreira
- Mídia Agrícola: Gabriel dos Santos Pereira
- Desenvolvimento Agrário: Embrapa Clima Temperado
- Público Agropecuário: Escola Técnica de Agricultura de Viamão (ETA)
- Agricultura Ecológica: Quinta da Passiflora
- Agricultura Familiar: Família Ferro
- Pesca: Colônia Z-4, de Viamão
- Mulheres do Agro: Geri Adriani de Vargas
- Jovem Produtor: Franciele Bellé












