Pronto Atendimento para população de Ibarama passa para hospital de Arroio do Tigre

Secretária da Saúde, Joditia Mattana, afirmou que a decisão se deve por conta de divergências com o hospital de Sobradinho e muitas reclamações sobre o atendimento, entre elas a demora nas consultas médicas ou até mesmo a ausência do profissional e falta de medicamentos.

jan 16, 2024

Foto: Henrique Lindner

A secretária da Saúde de Ibarama, Joditia Mattana, confirmou que a Administração Municipal decidiu pela troca de local de atendimento para casos mais graves e que precisam de hospitalização. Antes, pacientes de Ibarama eram atendidos no Pronto Atendimento do Hospital Cristo Acolhedor, em Sobradinho. A partir de hoje, a referência passa ser o Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre. Joditia Mattana afirmou que a decisão se deve por conta de divergências com o hospital de Sobradinho e muitas reclamações sobre o atendimento, entre elas a demora nas consultas médicas ou até mesmo a ausência do profissional e falta de medicamentos.

No hospital de Arroio do Tigre, o contrato prevê, além do pronto atendimento, uma cirurgia por mês e pequena redução no valor. Ela garantiu que houve reuniões com gestores do Hospital Cristo Acolhedor para tentar resolver os problemas, mas não houve consenso. Também pesou a falta de referência para os partos pelo SUS que, depois de certa indefinição, acabou ficando com o hospital de Candelária. Conforme ela, durante o horário de atendimento do posto de saúde, a população deve primeiro buscar este atendimento. No entanto, em caso de situações graves pode procurar diretamente o hospital de Arroio do Tigre, em qualquer horário do dia e da noite.

O contrato prevê, além do atendimento médico, internação para observação por 24 horas, com direito a exames de laboratório e raio X, se necessário, neste período. Ontem, o município de Lagoa Bonita também anunciou a mesma medida. Passa Sete já havia tomado a mesma decisão há dois anos, quando também passou a conveniar com o hospital de Arroio do Tigre. Desta forma, permanecem com o PA do Hospital Cristo Acolhedor os municípios de Sobradinho e Segredo. A reportagem das Rádios Sobradinho e Jacuí entrou em contato com o presidente do Grupo São Marcos, responsável pelo hospital de Sobradinho, Shauan de Oliveira Júnior. O dirigente disse que a instituição vai se manifestar nos próximos dias a respeito.

Durante a entrevista, Joditia também destacou os investimentos feitos na nova Farmácia Municipal, que foi ampliada. Ela ainda enfatizou que o município gasta 25% dos recursos da Saúde na distribuição de medicamentos e por isso implementou práticas integrativas para tentar reduzir esse número.  A secretária aproveitou para informar que a Farmácia Municipal de Ibarama estará fechada na quinta e sexta-feira (18 e 19 de janeiro) devido a uma adequação de sistema para dispensação de medicamentos. O atendimento retorno ao normal na segunda-feira (22).