A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2025 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) premiou 24 projetos como destaques e outros 14 com menção honrosa na sua 5ª edição, realizada na sexta-feira, 28 de novembro. Participaram escolas públicas e privadas dos Vales do Rio Pardo, Jacuí-Centro e Litoral. Dos 249 trabalhos inscritos, 103 foram selecionados para a etapa final.
Entre os destaques, a região Centro Serra conquistou dois prêmios: “Uma horta e inúmeras possibilidades de descobertas”, da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Natália, de Arroio do Tigre (Educação Infantil). “A preservação das nascentes como alternativa para suprir a escassez de água, bem como a sustentabilidade da vida”, da Escola Municipal Ervino Alberto Guilherme Konrad, de Arroio do Tigre (Ensino Fundamental – 6º e 7º anos). Receberam menção honrosa: “Projeto reciclando papel: Plante essa ideia!”, da Escola Estadual Lindolfo Silva, de Sobradinho (4º e 5º anos).
“Cheiros que transformam: efeitos da aromaterapia no bem-estar físico e emocional”, da Escola Municipal Jacob Rech Segundo, de Arroio do Tigre (6º e 7º anos). “Hidroponia: Uma solução Sustentável”, da Escola Municipal Balduíno Thomaz Brixner, de Arroio do Tigre (8º e 9º anos). A Feira contou com apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo incentivar a pesquisa científica na educação básica.









