Projeto para asfaltar acessos no Centro Serra será apresentado ao governador do Estado

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o prefeito de Arroio do Tigre disse que esta foi uma das definições da reunião dos prefeitos com o deputado Vilmar Zanchin, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos

mar 11, 2022

Foto: Jorge Foletto/Rádio Sobradinho AM

Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí vão se reunir com o governador Eduardo Leite para apresentar o projeto de pavimentação dos acessos asfálticos no Centro Serra. A audiência no Palácio Piratini, que deverá ocorrer nos próximos dias, será o próximo passo para a concretização da proposta que prevê a criação de um Fundo Regional de Desenvolvimento com a finalidade de custear obras asfálticas no âmbito do Consórcio. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (11) pelo presidente da entidade, Marciano Ravanello. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o prefeito de Arroio do Tigre disse que esta foi uma das definições da reunião dos prefeitos com o deputado Vilmar Zanchin, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos, na Assembleia Legislativa, esta semana.

Também participou do encontro o deputado Adolfo Brito. Conforme Marciano, a ideia foi bem recebida pelos deputados que agora vão solicitar audiência com o governador. Também será marcado encontro com a bancada federal em Brasília para solicitar apoio por meio de emendas parlamentares para o mesmo fundo. A proposta prevê a destinação de 1,5% do ICMS gerado nos municípios que integram o consórcio para as obras, com a possibilidade também de participação de empresas que podem repassar para a mesma conta parte do ICMS que recolhem para o Estado.

Marciano Ravanello anunciou que pelo menos duas empresas da região já confirmaram que têm interesse em participar. Além dos acessos aos municípios que ainda não possuem ligação asfáltica, como Lagoão, outras obras rodoviárias poderiam ser viabilizadas pelo projeto, como a estrada Ibarama a Agudo e Estrela Velha-Pinhal Grande.