Projeto do NAAB promove ações de cuidado e bem-estar para trabalhadores da saúde de Estrela Velha

As atividades desenvolvidas buscaram proporcionar um ambiente acolhedor e reflexivo, promovendo momentos de escuta ativa e troca de experiências por meio de rodas de conversa conduzidas por psicólogos.
Foto: Divulgação

Durante o primeiro semestre de 2025, a fisioterapeuta Luciara Nunes Schaefer, integrante do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB) de Estrela Velha, participou do curso nacional Saúde e Bem Viver RS, iniciativa do Ministério da Saúde voltada ao fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). A formação, coordenada pelo ObservaPICS/Fiocruz, com apoio da Escola de Saúde Pública e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, teve como foco principal a qualificação profissional em saúde mental, com ênfase na promoção do cuidado integral.

Ao longo dos meses de janeiro a junho, os participantes foram convidados a desenvolver planos de intervenção aplicáveis à realidade de seus territórios, com foco em ações de promoção e prevenção em saúde. A partir dessa proposta, Luciara Schaefer, juntamente com a assistente social Silvana de Freitas Soares, do NAAB de Lagoa Bonita do Sul, elaborou o projeto “Em busca do bem-estar para os trabalhadores da rede pública de saúde dos municípios de Estrela Velha e Lagoa Bonita do Sul.” Como resultado, foram promovidos encontros nos dias 5 e 11 de junho, um em cada município, voltados ao acolhimento e cuidado com os profissionais de saúde. A iniciativa, pensada para um grupo inicial, tem o objetivo de se expandir ao longo do ano, contemplando toda a rede pública de saúde dos dois municípios.

As atividades desenvolvidas buscaram proporcionar um ambiente acolhedor e reflexivo, promovendo momentos de escuta ativa e troca de experiências por meio de rodas de conversa conduzidas por psicólogos. Também foram realizadas dinâmicas corporais com a fisioterapeuta, incluindo alongamento, dança guiada e relaxamento com automassagem, além de uma oficina terapêutica de artesanato, na qual os participantes confeccionaram peças em patchwork e levaram para casa suas próprias criações como lembrança do momento vivido. Os encontros foram finalizados com uma confraternização, promovendo integração entre os participantes.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade