O projeto para implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e das redes coletoras em Sobradinho segue em fase de regularização. Segundo a Corsan, a ETE está prevista para ser construída na estrada Linha Carijinho, em uma área particular.
Com capacidade para tratar até 35 litros de esgoto por segundo, o sistema adotará o modelo de separador absoluto, que separa o esgoto doméstico da água da chuva, garantindo mais eficiência no tratamento. O efluente tratado será devolvido ao Arroio Carijinho, próximo à futura estação. O projeto contempla cerca de 80 quilômetros de redes coletoras e a instalação de aproximadamente 12 estações de bombeamento, beneficiando mais de 7.300 ligações e cerca de 3 mil imóveis do município.
Em entrevista à Rádio Sobradinho AM, o gerente de relações institucionais da Corsan na região, Felipe Trindade, destacou que a iniciativa está alinhada ao marco regulatório do saneamento, que estabelece prazo até 2030 para universalização dos serviços. A Administração Municipal de Sobradinho também analisa o projeto. A Corsan informou ainda que, após a implantação, a tarifa de esgoto será equivalente a 70% do valor do consumo mensal de água registrado na conta.