Projeto da Unisc estimula o interesse de estudantes de escolas públicas por ciência, matemática e engenharia

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, inclui diversos projetos aprovados, sendo um deles a Praça da Ciência.  

jan 29, 2024

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está desenvolvendo um projeto que busca despertar o interesse de estudantes de escolas públicas da região por ciência, matemática e engenharia. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, inclui diversos projetos aprovados, sendo um deles a Praça da Ciência.

Coordenada pela professora Alessandra Gobbi Santos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, a iniciativa propõe a criação de um espaço interativo para receber a comunidade, especialmente estudantes do ensino médio. Conforme a vice-reitora Andreia Valim, “a Praça da Ciência está sendo estruturada fisicamente e, em breve, será colocada em ação, com expectativa de promover uma interação direta com as escolas, oferecendo toda a estrutura necessária para atividades relacionadas à robótica e programação”.

O objetivo, segundo a gestora, é preencher uma lacuna na formação de profissionais, já que o Brasil enfrenta uma carência de especialistas nessas áreas, o que, para ela, está relacionado às deficiências na educação básica. De acordo com Andreia Valim, a Unisc busca, por meio do projeto, aproximar a matemática da realidade dos estudantes e evidenciar a viabilidade de carreiras nas áreas de ciências, tecnologia e engenharia.