Projeto da JTI tem série de iniciativas para combater o trabalho infantil em comunidades rurais

Há 12 anos, o programa ARISE vem atuando na prevenção e eliminação do trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco nos países onde a JTI desenvolve suas atividades.
Foto: Divulgação

Visando conscientizar sobre a importância de manter crianças e adolescentes longe de atividades que prejudiquem o seu desenvolvimento, foi instituído o 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Uma data importante para conscientizar sobre a necessidade de erradicar essa prática. Um exemplo de iniciativa é o Programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (ARISE), liderado pela Japan Tobacco International (JTI).

Há 12 anos, o programa ARISE vem atuando na prevenção e eliminação do trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco nos países onde a JTI desenvolve suas atividades. Desde a sua implementação, o Programa tem sido um agente de transformação, atuando em parceria com setores públicos e privados, bem como comunidades locais, em frentes de trabalho que envolvem educação, geração de renda e políticas públicas.

No Brasil, o programa teve início em quatro municípios do Rio Grande do Sul: Sobradinho, Arroio do Tigre, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul. Em 2023, o ARISE expandiu para mais nove municípios do Rio Grande do Sul: Barros Cassal, Gramado Xavier, Passo do Sobrado e Jaguari. Além de São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Piên, no Paraná, e Santa Terezinha e Irineópolis, em Santa Catarina. O programa também está consolidado nos municípios gaúchos de Agudo, Vale do Sol, Passa Sete, Segredo, Boqueirão do Leão e Venâncio Aires, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e adolescentes em 19 municípios do Sul.

Conforme a supervisora de Projetos de Suporte ao Produtor da JTI, Marines Kittel, destaca que “o ARISE não apenas contribui para a erradicação do trabalho infantil, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico e a conscientização nas comunidades em que atua”. No período de 2012 a 2023 mais de 4.878 crianças participaram de oficinas do programa ARISE no contraturno escolar. Também promovidas 1.200 capacitações de técnicos agrícolas em todos os setores; 361 jovens foram treinados em cursos de técnicas agrícolas e gestão rural; 210 pessoas da rede de proteção da Criança e do Adolescente capacitadas; 40 escolas foram beneficiadas com melhorias promovidas pelo programa, e 15.744 crianças participaram de atividades de conscientização sobre trabalho infantil.

O programa também se destaca pelo empoderamento socioeconômico, oferecendo oportunidades de geração de renda e capacitação para mães e jovens rurais, contribuindo para melhores meios de subsistência e promovendo o empreendedorismo rural. Por meio de parcerias estratégicas e colaboração com organizações governamentais, o ARISE tem contribuído diretamente para a criação de políticas públicas eficazes de combate ao trabalho infantil, alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas, demonstrando o compromisso da JTI em promover mudanças positivas e significativas nas comunidades em que está presente.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade