Alunos do 9º ano da Escola Estadual Santo Carniel de Sobradinho, estão desenvolvendo em conjunto com a prefeitura, um projeto para revitalização de um trecho da orla do Arroio Carijinho. Denominado “Comunidade Verde”, a iniciativa visa inserir a comunidade no processo de plantio e cuidado das novas espécies nativas que deverão repovoar as margens do Carijinho, após o desassoreamento.
Conforme o engenheiro ambiental do município, Marcos Trindade, Sobradinho foi contemplado com o Programa Desassorear do Governo Estadual e as intervenções devem ser iniciadas em maio. Ele explicou que o trecho do afluente paralelo à Rua Princesa Isabel receberá intervenções mais enérgicas, como a retirada de materiais do leito e das margens do arroio, inclusive com a supressão de vegetação.
Trindade explicou que essa retirada de árvores não vai ocorrer de forma deliberada, pois será feita uma avaliação daquelas que estão apresentando maior risco à comunidade. Segundo ele, muitas árvores estão encostando na rede elétrica e outras prestes a cair, o que justifica a supressão. O engenheiro também está oferecendo o suporte necessário à Escola Santo Carniel para o projeto de revitalização da orla.

Em entrevista ao Programa Enfoque, a professora de ciências e orientadora do projeto, Zabelita Fardin Folharini, destacou que o trecho adotado pelos alunos da escola e da comunidade do bairro União é o que fica ao lado e atrás do Ginásio de Esportes.
Ali serão plantadas árvores nativas e os moradores serão convidados a auxiliar no cuidado dessas árvores, verificando a incidências de insetos ou pragas que possam prejudicar o crescimento delas. Para o aluno do 9º ano da escola, Eduardo Rodrigues, a participação da comunidade é essencial, pois cria um sentimento de pertencimento do projeto, salientando que o retorno obtido vai beneficiar a todos.
O engenheiro ambiental Marcos Trindade disse que outras partes das margens do Arroio Carijinho, podem contar com o cuidado de escolas ou entidades interessadas, basta procurar o setor responsável na prefeitura e manifestar o interesse. Todas as intervenções, desde o desassoreamento até o plantio de novas espécies serão acompanhadas pelo profissional.