Foto: Divulgação
A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) apresenta nesta sexta-feira (27), o projeto “Caminhos Serras e Vales”, durante a reunião mensal da entidade, que ocorre nesta ocasião em Sinimbu. A iniciativa une 12 municípios do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra criando um corredor com mais de 600 quilômetros de caminhadas, tornando-se uma atração nacional do segmento.
Desenvolvido pela Amplar Gestão Sustentável, empresa mineira especializada em gestão sustentável, o roteiro é fruto do projeto Caminhadas na Natureza, que envolveu os municípios de Tunas, Lagoa Bonita do Sul, Ibarama, Passa Sete, Estrela Velha e Arroio do Tigre – todos da Região Centro-Serra e no Vale do Rio Pardo, engloba Passo do Sobrado, Vale Verde, Venâncio Aires, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul. Conforme o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, o projeto se transformou no “Caminho Serras e Vales”, por conta da geografia dos municípios que o integram, fazendo dele uma grande aposta para o desenvolvimento do setor regional.
Ele ressalta que “a região se prepara para uma transformação turística significativa, com a expectativa de que o “Caminho Serras e Vales” atraia visitantes de todo o País, levando a região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra a ter uma abrangência nacional”. A ação trabalha em duas vertentes: capacitar técnicos para promover caminhadas rurais e estruturar circuitos naturais. Por outro lado, a iniciativa visa sensibilizar a população escolar quanto ao seu município, mostrando alternativas e complementos da renda nas propriedades rurais.
Marquardt adianta que “este projeto será apresentado no próximo Simpósio de Trilhas Gaúchas, que ocorrerá em São Francisco de Paula, iniciando nesta quinta-feira, 26, até domingo, dia 29”. O projeto Caminhos Serras e Vales, que é fruto da Consulta Popular de 2019, mostra que a região se preocupa com a inclusão de propostas que promovem o turismo regional. Para a consulta deste ano, outros dois temas de abrangência regional foram indicados para a de votação.
O Plano de Modernização da Sinalização Turística e projeto que cria Ações Estratégicas para o Desenvolvimento Territorial Regional foram aprovadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede Vale do Rio Pardo). A aprovação final das propostas ocorre no dia 10 de novembro, com a realização da Assembleia Regional da Consulta Popular. Na Consulta Popular de 2023 serão destinados mais de R$ 2 milhões para o Vale do Rio Pardo. A votação, que neste ano ocorre apenas de forma on-line, será de 27 de novembro à 1º de dezembro.