Foto: Vinícios Rech/Rádio Sobradinho AM
Uma reunião marcou os primeiros passos para implantação de oficinas do Projeto Arte e Cidadania em Arroio do Tigre. O encontro foi promovido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Auri Schneider, e contou com a participação do prefeito Marciano Ravanello; secretário da Educação, Fabrício Daniel Pape; secretária da Assistência Social, Ezequiéli Scotta, além da coordenadora do Projeto Arte e Cidadania, Cátia Dalmolin, demais representantes de entidades, partidos políticos e imprensa.
O Projeto Arte e Cidadania oferece, atualmente, 12 oficinas nas áreas cultural e esportiva e atende cerca de 800 crianças e adolescentes. Conforme Cátia, a expectativa é ultrapassar o número de mil participantes nas oficinas nos municípios de Sobradinho, Ibarama, Estrela Velha e Arroio do Tigre. Em Arroio do Tigre, conforme Ravanello, o projeto precisa passar por uma tramitação interna no Executivo para ser discutida a viabilidade financeira do município para arcar com os custos. Ele também salientou que o município pode oferecer infraestrutura e profissionais para diminuir custos e fazer o projeto acontecer.
As oficinas apontadas como as que mais teriam adesão entre as crianças e adolescentes foram as de patinação, futebol de campo e taekwondo – que inclusive pode ter uma parceria com a APAE, tendo em vista que atende pessoas portadoras de deficiência. Conforme Cátia Dalmolin, os próximos passos serão em direção à apresentação do projeto e envio de propostas ao Executivo de Arroio do Tigre para que, em breve, possam começar a atuar no município ofertando as oficinas, profissionais e matérias que o Projeto dispõe.