Projeto Alma de Girassol é desenvolvido pela Escola Dr. Adolpho Sebastiany

A equipe da Escola Adolpho Sebastiany, avalia que a informação e a comunicação melhoram o processo de ensino e aprendizagem

jul 14, 2021

Foto: Eliane Tavares

A Escola Municipal de Educação Básica Dr. Adolpho Sebastiany, do Bairro Vera Cruz/Sobradinho, está desenvolvendo o projeto Alma de Girassol. O objetivo é proporcionar momentos de integração, união e solidariedade no ambiente escolar, com intuito de unir a escola e a comunidade, tornando a escola um ambiente acolhedor e prazeroso de aprendizagem e de cidadania. Os profissionais de educação da instituição buscam alternativas que possam solucionar as dificuldades encontradas no dia-a-dia, abordando conteúdos que tratam sobre o tema, despertando o interesse dos alunos e auxiliando na participação coletiva.

Desta forma os alunos demonstram desejos, necessidades, anseios, preocupações, alegrias e medos com relação aos dias atuais e quanto ao futuro. Atualmente os temas abordados são: respeito e cuidado ao próximo; amor pela vida; cooperação no grupo; acolhida, escuta e ajuda mútua. As professoras promovem pesquisas, discussões em grupos, montagens de painéis referentes aos temas, mapas mentais e tudo aquilo que se tornar interessante para os alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento conforme o andamento dos trabalhos. Dentro deste projeto também são trabalhados temas como “fake ou fato”, este último, sugerido pela Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o diretor Cláudio Westphallen, “a Escola sabe que as crianças estão muito ligadas às redes sociais e que elas precisam saber discernir entre o que é verdadeiro e o que é falso, que é bom e o que é ruim, o que é fato e o que é fake”. Profissionais da imprensa de Sobradinho foram convidados a participar do projeto. A escola recebeu nesta terça-feira (13) o radialista Laerson Rigon, da Rádio Gazeta FM, e na manhã desta quarta-feira (14) o radialista Fabricio Ceolin, das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM.

Ambos palestraram sobre as formas de buscar uma notícia, prezando pela divulgação da verdade dos fatos. Os profissionais da comunicação também responderam perguntas dos alunos, e falaram sobre o dia-dia de trabalho. Também repassaram dicas de como identificar notícias falsas.

A equipe da Escola Adolpho Sebastiany, avalia que a informação e a comunicação melhoram o processo de ensino e aprendizagem, e com o projeto cumpre o seu papel proporcionando o desenvolvimento integral dos alunos para que sejam cidadãos que cultivam a verdade. Também através do Projeto Alma de Girassol desenvolvido pela Escola, foram distribuídas peças de roupas e calçados, com a participação da Comunidade Escolar que tem feito doações diariamente.