Programa de proteção de nascentes é desenvolvido em Sobradinho

O prefeito Armando Mayerhofer destaca que esta prática irá proporcionar às famílias uma condição de autonomia hídrica

jul 15, 2021

O Prefeito Armando Mayerhofer, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Dreher, visitou algumas propriedades onde a Administração Municipal, em parceria com a Emater, promoveu um trabalho de proteção de nascentes.

De acordo com o secretário, a proteção de nascentes, associada ao uso sustentável da água, possibilita o atendimento das necessidades básicas das famílias rurais, como abastecimento humano, para a agricultura, dessedentação animal, entre outros. Adriano Dreher destaca que “diante de algumas situações, onde ainda existem localidades que não são cobertas por serviços públicos ou comunitários de abastecimento de água, são necessárias pequenas intervenções na forma de fontes protegidas, poços rasos ou ainda escavados”.

Ele lembra que as nascentes se caracterizam como Área de Proteção Permanente (APP), sendo fundamental estabelecer critério técnicos para devida proteção seguindo normativas e resoluções (resolução Consema nº362/2017). Já a existência de nascentes nas propriedades rurais possui um valor incalculável, como uma forma sustentável para manutenção de mananciais de água, riachos e banhados.

Nos últimos dias foram construídas proteção de nascentes em Granja do Silêncio na propriedade de Juliana de Oliveira, em Linha Quinca na propriedade de Claudio Gonçalves e em Campestre na propriedade de Délcio Maieron. O prefeito Armando Mayerhofer destaca que esta prática irá proporcionar às famílias uma condição de autonomia hídrica, onde a realização pessoal, juntamente com a preservação ambiental e econômica possibilita viver com qualidade no meio na qual as famílias estão inseridas.