Programa Bolsa de Sementes da Afubra entrega prêmio à escola de Arroio do Tigre

Estudantes que mais arrecadam sementes são premiados com tablets

maio 12, 2021

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ervino Konrad, de Linha São Roque, interior de Arroio do Tigre, recebeu um cheque no valor de R$ 3.445,00 referente a coleta de sementes para o programa “Bolsa de Sementes” da Associação dos Fumicultores do Brasl (Afubra). Com 65 quilos 366 gramas de diversas espécies arrecadadas, a Escola ficou em segundo lugar no Rio Grande do Sul, atrás apenas de uma escola de Santa Cruz do Sul.

Em entrevista ao programa Quadro Geral, da Rádio Sobrdinho AM, na tarde dessa terça-feira (11), a diretora da escola, Estela Maris Ecke, salientou que o objetivo só foi alcançado graças a uma união forte entre professores, alunos e pais, que mesmo durante a pandemia conseguiram realizar essa atividade de recolhimento de sementes. Ainda segundo ela, a participação dos pais, avós e pessoas mais experientes da comunidade é de fundamental importância, tendo em vista que algumas espécies revertem em pontuação maior para a escola, sendo a variedade, muitas vezes, mais importante que a quantidade.

Para o professor Marcus Sérgio Neufeldt – um dos orientadores do grupo ambiental que realiza esse trabalho – essa atividade, além de um retorno financeiro para a escola, eleva a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente dos próprios alunos. A escola instiga a participação desses alunos através de premiação. No começo eram medalhes, hoje os estudantes que mais arrecadam sementes já são premiados com tablets.

A entrega do cheque ocorreu na manhã de terça-feira (11), na escola e contou com a presença de representantes da Afubra, alunos, professores, prefeito Marciano Ravanello, representantes da secretaria municipal de Educação e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre, Alceu Mergen.