Programa Bolsa de Sementes da Afubra completa 20 anos

Nestes 20 anos, a Bolsa de Sementes já coletou 22.217,4 quilos de sementes de espécies nativas, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

jun 3, 2022

Foto: Divulgação

O programa Bolsa de Sementes, uma das ações do Verde é Vida, programa permanente de educação socioambiental e rural da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), completa 20 anos visando a sensibilização das pessoas e a preservação ambiental. Nestes 20 anos, a Bolsa de Sementes já coletou 22.217,4 quilos de sementes de espécies nativas, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Essa coleta só foi possível pela parceria com professores, alunos e pais e com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Para a professora Maristela Machado de Araújo, titular da UFSM e coordenadora da Bolsa dentro da universidade, o trabalho cumpre com um papel relevante à sociedade e ao meio ambiente. Ela reforça que através do Programa foram conservadas florestas nativas, mantendo a qualidade e a quantidade de água nos rios, entre outros benefícios, que permitem otimizar a produção agrícola, pecuária e silvicultural. O coordenador geral do Verde é Vida, Adalberto Huve, destaca a importância da parceria com as escolas e com a universidade. Segundo ele, além do cunho ambiental, a Bolsa de Sementes dá um retorno financeiro às escolas parceiras.

Para comemorar o êxito nos objetivos da Bolsa de Sementes, uma série de atividades foi organizada pela equipe do Verde é Vida. Uma delas será o plantio de uma muda de Ipê Amarelo em cada município onde a Afubra tem filial, para marcar a parceria com a Bolsa de Sementes. Outra ação será o plantio de uma muda de Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria, agendada para o dia 9 de junho, com a presença da Afubra e da reitoria. Entretanto, a comunidade também fará parte das comemorações. Serão distribuídos 20 mil envelopes com sementes de Ipê Amarelo, totalizando 427 mil sementes. No envelope constam as instruções de como plantar esta semente. O Ipê Amarelo é considerado a flor símbolo do Brasil. Adalberto Huve destaca a equipe do Verde é Vida reuniu os números dos 20 anos de ação da Bolsa de Sementes. Atualmente, são 61 municípios, distribuídos em 14 Regiões de Atuação do Verde é Vida, que tem parceria com a Bolsa.