Pesquisar
Close this search box.

Profissionais dão sequência ao projeto de restauro de casarão histórico de Campestre

A intenção é concluir o projeto em cerca de seis meses, buscar sua aprovação e as empresas patrocinadoras.

Foto: Henrique Lindner

Os profissionais responsáveis pela proposta de restauração dos Casarões de Campestre fizeram novas visitas à localidade nesta segunda-feira, 26. O objetivo foi buscar novos subsídios para a elaboração do projeto que deverá ser submetido à Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a Lei Rouanet, do governo Federal. Nesta terça-feira, 27, em entrevista à Rádio Sobradinho, a arquiteta Jacqueline Sanchotene, uma das responsáveis pelo trabalho, explicou que a intenção é concluir o projeto em cerca de seis meses, buscar sua aprovação e as empresas patrocinadoras.  Elas irão destinar os recursos para as obras de restauro mediante isenção dos valores dos impostos que recolhem.

Até o momento, apenas o Casarão Cella, construído há cerca de um século, aderiu à proposta. O arquiteto Lucas Volpatto, por sua vez, lembrou que preservar os casarões históricos é fundamental para a construção do senso de pertencimento e de identidade da população da região. Integrante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, ele ainda destacou que este também é um importante passo para o desenvolvimento do turismo.

O grupo ainda contou com a presença do restaurador Manoel Fernandes Moron, que já trabalhou em várias regiões do Estado na revitalização de edificações históricas. Ele explicou que o objetivo de seu trabalho é deixar a construção o mais original possível, lembrando que os imigrantes construíam suas casas com os materiais que encontravam em volta da sua propriedade. Jacqueline Sanchotene agradeceu o apoio de diferentes lideranças e disse que é fundamental contar também com o apoio político para a provação do projeto junto aos governos do Estado e Federal.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade