A Secretara Municipal da Educação, preocupada com a aprendizagem dos estudantes da Rede Pública de Ensino, principalmente na questão de garantir a alfabetização na idade certa, aderiu ao Programa Nacional Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, tendo como articuladora a professora Veridiana de Almeida Ruoso. Também houve adesão ao Programa Estadual Alfabetiza Tchê, que tem como coordenadora municipal a professora Aline Maria Rabuske e formadora municipal a professora Mariele Raminelli Fardin.
Estas profissionais recebem formações mensais, em municípios que abrangem a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, de Santa Cruz do Sul, através das Articuladoras Regionais da Secretaria Estadual da Educação; 6ª CRE e da Undime. Em seguida, estas formações são repassadas as professoras das turmas de 1º e 2º anos e gestoras das Escolas Municipais. Durante o ano letivo, as professoras trabalham em suas aulas com estes livros recebidos da SEDUC – Material Didático Complementar que contribui com o planejamento dos professores. Além disso, são feitas avaliações externas, como as provas para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a Avaliação da Fluência Leitora para os estudantes do 2º ano.
Essas avaliações são monitoradas e acompanhadas nas plataformas, onde após os resultados, são criados planos de ações para recompor as aprendizagens e habilidades diagnosticadas como em defasagem. Conforme a secretária da Educação, Simone Bach Dal Ri, é necessário dar ênfase ao trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental, pois é nesta fase que se inicia o processo de alfabetização e construção do conhecimento que será levado ao longo do período educacional de cada sujeito. Além disso, os alunos e as turmas estão sendo preparados para realizar as avaliações do SAERS e do SAEB durante o es de novembro. Estas avaliações darão um diagnóstico do aprendizado, tanto na Rede Municipal, quanto na Rede Estadual de Ensino.