Professores da Educação Infantil participam de formação

Na oportunidade, a professora Queila Vasconcellos, e as pedagogas, Gabriela Vitória Seibel e Eduarda Vieira, falaram sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC

ago 2, 2022

Foto: Divulgação

As escolas da rede Municipal de Educação Infantil estiveram reunidas no Polo Regional de Ensino para um dia de formação do Programa União Faz a Vida. Na oportunidade, a professora Queila Vasconcellos, e as pedagogas, Gabriela Vitória Seibel e Eduarda Vieira, falaram sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Na parte da tarde foram debatidos três temas diferente: avaliação, pré-escola e creche.

A diretora da Emei Nossa Senhora de Fátima, de Novo Cabrais, Arlesiane Marques, falou sobre a experiência da pratica pedagógica de sua escola. Ela apresentou a metodologia de trabalho, projetos desenvolvidos, planejamento de sessões: cesto dos tesouros, tapete e bandeja de experimentação e a forma de apresentação as famílias. Também ressaltou que este convite é a visibilidade de um trabalho feito em conjunto entre professores, atendentes, estagiárias, funcionárias da cozinha e limpeza, onde o foco é a participação das crianças, como sujeitos ativos e não simplesmente como expectadores. Arlesiane Marques salientou que os professores fazem um trabalho nobre, de fotografar, registrar e dar visibilidade aos processos criativos das crianças por meio das mini histórias.

A diretora disse que este é um processo onde a criança produz significados, não sendo julgada se está apta para a etapa seguinte ou não, mas sim vivenciando sempre a partir de seu interesse e possibilidade. Já o adulto, segundo ela, possui o compromisso de oferecer as crianças um ambiente educador. A professora da pré-escola, Aline Ferreira Sott, também explanou sobre o seu trabalho no município de Arroio do Tigre. A equipe da Secretaria de Educação de Sobradinho destaca que essas formações são importantes para melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido nas escolas.