Produção de cana-de-açúcar é tema de Reunião Técnica em Ibarama

A programação contou com atividades teóricas e práticas e foi promovida pela Emater, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com o apoio da Prefeitura de Ibarama, Embrapa Clima Temperado e Sicredi.

maio 27, 2022

Foto: Maiara Hoppe Marques/Assessoria de Imprensa da Emater-RS/Ascar – Regional de Soledade

Cerca de 40 pessoas participaram na última quarta-feira (25), em Ibarama, da Reunião Técnica sobre Cana-de-Açúcar. A programação contou com atividades teóricas e práticas e foi promovida pela Emater, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com o apoio da Prefeitura de Ibarama, Embrapa Clima Temperado e Sicredi. No período da manhã, no Centro de Eventos Lorena Went Dal Ri, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Sérgio Delmar dos Anjos e Silva falou sobre os sistemas de produção da cana-de-açúcar.

O pesquisador falou sobre as 12 variedades de cana-de-açúcar recomendadas para o Rio Grande do Sul, entre os cultivos precoce, médio e tardio. No período da tarde a atividade aconteceu na propriedade do agricultor Ildo Bertó, em Lajeado da Gringa, onde foram avaliadas variedades de cana-de-açúcar. Na propriedade a cana-de-açúcar é utilizada para consumo próprio por meio da produção de açúcar mascavo e melado e também para a alimentação do rebanho, tanto in natura quanto na produção de silagem. O pesquisador também destacou o potencial do município para o cultivo de cana-de-açúcar e a importância de estar próximo aos agricultores.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar Lilian Rodrigues destaca que em Ibarama são cultivados 150 hectares com cana-de-açúcar. A produção é destinada tanto para a alimentação animal quanto a humana com a elaboração de melado, açúcar mascavo e cachaça, consumidos pelas famílias nas propriedades. Participaram da atividade o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, e o gerente regional adjunto Carlos Corrêa da Rosa. Rugeri destacou a importância que a cana-de-açúcar possui para a agricultura gaúcha e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.