Primeiro caminhão dos Bombeiros de Sobradinho é encaminhado para restauração

O veículo Mercedes-Benz 1113, ano 1972, que foi doado pela cidade de Darmstadt, na Alemanha, chegou em Sobradinho em agosto de 2001, após várias campanhas coordenadas pelo então vereador Adão Carlos Weber, hoje patrono da entidade

fev 15, 2022

Foto: Fabrício Ceolin/Rádio Sobradinho AM

O caminhão número “01” dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho foi encaminhado na manhã desta terça-feira (15), para restauração. O veículo Mercedes-Benz 1113, ano 1972, que foi doado pela cidade de Darmstadt, na Alemanha, chegou em Sobradinho em agosto de 2001, após várias campanhas coordenadas pelo então vereador Adão Carlos Weber, hoje patrono da entidade. Por 19 anos, o caminhão foi a única viatura que servia para combater incêndios no Centro Serra, até mesmo para transportar vítimas de acidentes devido à falta de ambulância. Com o passar do tempo, o veículo sofreu avarias estruturais e mecânicas.

Um acidente no ano de 2015, fez com que a cabine original do veículo fosse perdida, e com os recursos existentes na época, só foi possível a instalação de uma cabine simples e uma suplementar. Nos últimos meses, o veículo, que já tem 50 anos, apresentou problemas na caixa de câmbio, a qual não pode mais ser restaurada, devido a inexistência de peças no Brasil. Contatos foram feitos inclusive com os bombeiros da Alemanha, no quartel de onde veio o caminhão, mas eles também não encontraram mais as peças de substituição do câmbio. Segundo o presidente da corporação voluntária, Neri Carlos Manske, uma empresa do Paraná veio até Sobradinho, e instalou, no veículo, uma caixa de câmbio Mercedes-Bens brasileira.

Apesar das adaptações necessárias, o veículo ficou com toda a sua funcionalidade, inclusive permanecendo o funcionamento da tração 4×4. Agora, a viatura foi encaminhada para a cidade de Erechim, onde receberá uma cabine dupla. Engenheiros de uma empresa especializada em caminhões de bombeiros projetam o aumento da capacidade do tanque de água que, de 2.400 litros passará para 4 mil litros. Projeta-se ainda a instalação de outros equipamentos como canhão superior e guincho frontal para resgates.

O comandante operacional da entidade, Rudinei de Lima, lembra que houve uma consulta com vendedores de caminhões de bombeiros, os quais orientaram a reforma do veículo, pois trata-se de uma viatura que atende as necessidades da corporação, sendo um veículo forte, que chega em locais de difícil acesso atendendo as necessidades do dia-a-dia.

Para o presidente Neri Manske, com a reforma do veículo a história da entidade também está sendo preservada. Ele lembrou que serão investidos recursos do Fundo Social Sicredi, do Termo de Fomento Anual com a prefeitura de Sobradinho e da campanha beneficente do fumo que está percorrendo o interior dos municípios atendidos pelos Bombeiros de Sobradinho. A previsão de entrega da viatura é de 3 a 4 meses. O valor de investimento total, incluindo a estrutura, mecânica, revisão de bomba e equipamentos, gira em torno de R$ 80 mil reais.