Pesquisar
Close this search box.

Presidente dos Bombeiros de Sobradinho rebate questionamento de prefeito de Lagoão

O prefeito explicou que o caminhão foi inicialmente disponibilizado para combater incêndios durante a safra de fumo, atendendo a uma solicitação dos produtores rurais locais.
Foto: Redes Sociais

O prefeito de Lagoão, Cirano de Camargo explicou na última quarta-feira (10), durnate entrevista ao Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, o funcionamento de um sistema de combate a incêndios que foi montado em um caminhão da prefeitura em parceria com entidades, mas que foi desmontado cerca de duas semanas atrás, o que resultou na falta do equipamento durante um incêndio que atingiu um restaurante e uma loja no Centro do Município. O prefeito explicou que o caminhão foi inicialmente disponibilizado para combater incêndios durante a safra de fumo, atendendo a uma solicitação dos produtores rurais locais. Um grupo de voluntários recebeu treinamento e a secretaria da agricultura do município forneceu um motorista para o caminhão.

No entanto, após o fim da safra do tabaco e sem chamados para incêndios, o sistema foi desmontado devido à alta demanda para recuperação de estradas e outros serviços que necessitavam do veículo. Cirano lamentou o incêndio e decidiu remontar o equipamento, mesmo sabendo que a caçamba fará falta nas atividades diárias. Ele ressaltou que a responsabilidade territorial é do Corpo de Bombeiros Militar de Soledade e mencionou que os Bombeiros Voluntários de Sobradinho não atenderam ao chamado alegando a falta de convênio com o município. O prefeito elogiou a corporação de Arroio do Tigre por se sensibilizar com a situação e prestar atendimento, mesmo chegando após os bombeiros de Soledade. Por sua vez, o presidente e comandante operacional dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, Júnior Fardin, em entrevista ao Programa Quadro Geral, respondeu às críticas do prefeito.

Ele explicou que a entidade não pode ser responsabilizada por decisões administrativas de não ter um termo de fomento, pois o município de Lagoão, já havia sido procurado para isso. Fardin mencionou que os Bombeiros de Sobradinho estão responsáveis pelo atendimento em 5 municípios com os quais possuem convênio, o que limita sua capacidade de deslocamento para atender outras cidades sem amparo legal. Ele reconheceu o apoio dos Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre, que possuem dois caminhões disponíveis, e frequentemente prestam auxílio a Sobradinho que atualmente está com um em atividade e outro adquirido, mas em reforma. Fardin revelou que os Bombeiros sobradinhenses forneceram materiais para o grupo de incêndio de Lagoão, como esguichos, capacetes e conexões, para auxiliar na instalação do sistema de combate a incêndios que havia sido montado.

Disse não julgar a decisão da prefeitura em desmontar o caminhão com o sistema de incêndios, mas avaliou que o primeiro combate poderia ter sido feito, evitando o alastramento das chamas. Ele ressaltou que a distância entre os municípios e o isolamento geográfico, também dificulta o atendimento imediato. O presidente dos bombeiros de Sobradinho Júnior Fardin, expressou apoio à criação de uma entidade de bombeiros voluntários em Lagoão, reconhecendo a importância de ter um serviço local para garantir a segurança da comunidade, o que traria benefícios significativos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade