A presidente do diretório municipal do PSB, Jaciara Haas Pfeifer, emitiu uma nota aos filiados e simpatizantes do Partido, bem como a toda a população de Arroio do Tigre, explicando os motivos que levaram o Partido a não apresentar candidatos nesta eleição. No documento, ela diz que entende toda a revolta e indignação, pois são sentimentos que também lhe acompanham nos últimos tempos. Jaciara destaca que para lançar uma candidatura é necessário que todos peguem juntos e ajudem no processo eleitoral, e a falta de interesse e de engajamento de potenciais candidatos comprometeu a viabilidade de lançar uma candidatura de oposição neste momento.
A presidente do PSB diz que esta nota será a única manifestação pública sobre o assunto, ressaltando que ao assumir a direção do partido, esperava ver ele se fortalecer, trabalhar compromissado com a defesa do interesse público e com a busca por uma política mais justa e participativa. No entanto, apesar do trabalho, que contou com a ajuda de muitos, não foi possível obter êxito. Jaciara Pfeifer acrescenta que esta nota, não é uma justificativa aos fatos ocorridos, apenas uma retratação indispensável para aqueles com quem assumiu compromisso e empenhou sua palavra.
Ela salienta que “boa vontade, dedicação e coragem, não ganham eleição, são forças insuficientes para driblar a malandragem de alguns e derrubar algumas formas de poder”. Jaciara Haas Pfeifer conclui afirmando que “após esgotar todas as possibilidades de encontrar candidatos dispostos a representar os ideais do Partido e atuar como oposição responsável, não vê motivos para concorrer até mesmo para o Legislativo de Arroio do Tigre”.