Presidente da Comissão de Agricultura recebe pauta da estiagem em Lagoão

Conforme Brito, ficou definido que as comunidades de Alto Socorro e Campestre terão um atendimento emergencial por parte da prefeitura

jan 14, 2022

Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, esteve reunido nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Vereadores de Lagoão, com o prefeito Cirano Camargo, o vice-prefeito Nélio Fornari, vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e vários representantes das comunidades do interior do município. Na pauta, questões relacionadas à estiagem, bem como aos incêndios que vêm ocorrendo no interior do município, além da falta de água enfrentada por muitas comunidades para abastecer a família e o gado.

Conforme Brito, ficou definido que as comunidades de Alto Socorro e Campestre terão um atendimento emergencial por parte da prefeitura. Também ficou estabelecido, que a prefeitura, Câmara de Vereadores e as lideranças vão elaborar um documento a ser encaminhado ao gabinete do parlamentar, para que o mesmo possa apresenta-lo na segunda-feira (17), à Defesa Civil do Estado, pedindo a liberação de um carro-pipa para distribuição de água no interior, além da liberação de recursos para que a prefeitura possa atender as comunidades mais prejudicadas.

O município de Lagoão tem cerca de 5 poços artesianos que foram abertos e precisam ser concluídos com instalação de bombas de água e a extensão de rede. Segundo o deputado Adolfo Brito, outra preocupação no município – apresentada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoão, está relacionada às dívidas do PRONAF e outros empréstimos aos agricultores, que praticamente estão perdendo grande parte da produção. Foi solicitado também recursos do programa Avançar Agricultura, direto ao município, para atender as necessidades mais urgentes dos agricultores. Tão logo receba o documento, o parlamentar irá participar de uma audiência na Defesa Civil, na tentativa de buscar recursos para auxiliar o município de Lagoão, no enfrentamento da estiagem.