A Assembleia Legislativa retomou ontem, 27, em Santa Cruz do Sul na UNISC, a série de seminários sobre Reservação de água, Irrigação e Piscicultura, a pauta da gestão 2024-2025 do presidente Adolfo Brito (PP). O ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate Sobre Água é Agora’ promove debates regionais pelo interior do Estado, sofreu interrupção devido às enchentes de maio e ao processo de reestruturação do Rio Grande do Sul. O primeiro encontro aconteceu aqui em Sobradinho, no mês de abril.
O encontro contou com painéis temáticos apresentados por José Enoir Daniel, assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS; Cassio Arend, advogado; Alexandre Hahn, técnico em agronegócio; e Idioney Oliveira Vieira, presidente do Fórum dos Coredes RS. A ideia central consiste em debater e elencar alternativas e projetos viáveis para enfrentar os recorrentes períodos de estiagem a partir de propostas de armazenagem de água e sistemas irrigatórios, bem como fomentar a produção agrícola de modo sustentável com segurança jurídica aos agricultores gaúchos.
As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM estiveram presentes fazendo boletins na programação do evento. O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado sobradinhense, Adolfo Brito considerou o encontro como sucesso, pela presença da Imprensa gaúcha e nomes de painelistas consagrados no estado e país. As expectativas segundo o Presidente da Assembleia Legislativa é de que os trabalhos prossigam em ritmo acelerado e que surta efeitos diretos e rápidos aos agricultores do Rio Grande do Sul que estão sofrendo com os efeitos de estiagens e chuvas em excesso em períodos prolongados.