Foto: Divulgação – Gabinete
O presidente da Assembleia Legislativa está em Brasília tratando sobre as medidas de enfrentamento da estiagem. Zanchin já esteve no Ministério da Agricultura e Pecuária para audiência com o ministro interino da pasta, secretário-executivo, Irajá Lacerda. Durante a reunião, o deputado entregou ofício com as principais necessidades emergenciais e de longo prazo para auxiliar os agricultores gaúchos que sofrem perdas causadas pela ausência de chuvas.
O presidente da Assembleia esteve acompanhado dos deputados Zé Nunes (PT) e Capitão Martim (Republicanos), membros da Comissão de Representação Externa que acompanha os impactos causados pela estiagem nas produções gaúchas. Também participaram da reunião os deputados federais Dionisio Marcon (PT) e Alexandre Lindenmeyer (PT). Nesta quinta, a comitiva se reúne com o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, nesta quinta-feira, 23, Zanchin disse que as providências emergenciais já adotadas pelo Governo Federal, como a destinação de recursos para cestas básicas, são importantes. Observou, no entanto, que é necessário debater medidas de longo prazo, pensando em futuras estiagens. Ele citou como exemplo um seguro agrícola mais robusto. Em Brasília, Zanchin ainda manteve contatos no Senado e na Câmara Federal. Além do socorro aos agricultores prejudicados pela seca, o presidente da Assembleia Legislativa definiu a melhora dos índices da Educação no estado como uma de suas principais metas neste ano.