Foto: Henrique Lindner
Prefeituras da região vão decretar situação de emergência devido aos prejuízos causados pelo temporal da última sexta-feira, 17. A forte chuva, acompanhada de granizo, causou estragos em estradas, pontes e bueiros, e destruiu lavouras de fumo e telhados de residências e galpões. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho nesta segunda-feira, 20, o prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, adiantou que vai decretar situação de emergência nos próximos dias. Ele contou que a noite de sexta-feira foi de um verdadeiro terror, com mais de 150 milímetros de chuva em 24 horas. Ele lembrou que as prefeituras já vêm enfrentando dificuldades por conta das últimas estiagens e agora terão mais despesas ainda.
Entre os locais atingidos está a ponte sobre o Rio Jacuizinho, na divisa com Arroio do Tigre. As cabeceiras da estrutura foram levadas pela água. A ponte está interditada. Por conta disso, o acesso Itaúba deve ser feito pela cidade de Estrela Velha. O prefeito de Segredo, Valdir Rodrigues também anunciou que vai decretar situação de emergência no município.
O prefeito de Passa Sete também lamentou as perdas. Maurício Ruoso anunciou igualmente que vai decretar situação de emergência. No município, o granizo atingiu principalmente as localidades na divisa com Lagoão. Ruoso também falou à Rádio Sobradinho, acompanhado da coordenadora municipal da Defesa Civil. Ambos os prefeitos ainda comentaram sobre a ajuda fornecida às famílias atingidas, principalmente o fornecimento de lonas para cobrir as benfeitorias danificadas.
Em Arroio do Tigre, Segredo e Lagoão também houve muito estragos. Entre eles, a queda da ponte da Integração, na divisa com Gramado Xavier, inaugurada havia três meses. Os aterros de ambos os lados e toda a estrutura metálica foram levados pela força das águas do Rio Pardo. O levantamento dos prejuízos na região ainda está sendo elaborado e, por enquanto, não foram divulgados números oficiais. Na região Centro Serra a Afubra contabiliza, até o momento, 854 registros de lavouras de tabaco atingidas pelo granizo.
Nos três Estados do Sul, 24.196 associados já tiveram danos em suas lavouras nesta safra. Na safra passada, neste mesmo período, foram contabilizados 6.509 registros de granizo. Os eventos climáticos que ocorreram no Rio Grande do Sul desde quarta-feira, 15 causaram a morte de quatro pessoas e uma série de transtornos associados em 138 municípios, que reportaram danos e ocorrências à Defesa Civil do Estado. Até o momento, há 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Mais de 194 mil foram afetadas, direta ou indiretamente, pelas fortes chuvas, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e a microexplosão, evento ocorrido em Giruá que feriu fatalmente uma mulher. Os outros óbitos foram de duas mulheres, soterradas em sua residência em Gramado, e de um homem, que tentou atravessar as águas com seu carro e foi arrastado em Vila Flores.