Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Sobradinho vai investir em nova tecnologia de estabilização de solo

Nazem Bufrem Júnior salientou, que será preciso ter atenção na drenagem da água durante às obras, para não causar problemas como aqueles registrados na cidade de Não Me Toque

Foto: Fabrício Ceolin

A prefeitura de Sobradinho, vai apostar em uma nova tecnologia de estabilização de solo para pavimentação estradas vicinais e construção asfáltica. Trata-se do EMC Squared – sistema base forte, produto de origem americana, que promove a cimentação e a impermeabilização do solo, substituindo a base construída com pedras rachão para construção asfáltica. De acordo com o diretor da empresa, Nazem Bufrem Júnior, em entrevista a reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, a utilização do produto evita gastos com o deslocamento de materiais e maquinários, trazendo agilidade e economia para obra.

O produto pode ser aplicado, tanto na construção da pavimentação asfáltica, quanto nas vias não pavimentadas no interior. Questionado sobre a durabilidade, o diretor informou que sua empresa já tem obras asfálticas com durabilidade comprovada de 20 anos. Quanto a variação da composição do solo em Sobradinho, preocupação demonstrada por vereadores, o representante da empresa afirmou que o produto vai atender as demandas do município, porém, em situação pontuais, uma camada de terra deverá ser colocada para a formação da base.

Nazem Bufrem Júnior salientou, que será preciso ter atenção na drenagem da água durante às obras, para não causar problemas como aqueles registrados na cidade de Não Me Toque, e que foram citados como exemplo no Legislativo de Sobradinho, pelo vereador Jeferson Matana (PTB) e pelo suplente Rainoldo Waide (PP). O prefeito Armando Mayerhofer (MDB) disse estar otimista com a inovação, pois avalia que reduzirá os custos das obras e será um projeto piloto para a região. A prefeitura projeta a construção de 14 ruas asfaltadas. O setor de engenharia já trabalha no planejamento, e uma assessoria técnica está sendo contratada, para auxiliar no planejamento e na aquisição dos produtos necessários para a pavimentação.

Mayerhofer acredita que até o final deste ano o trabalho de construção das bases já esteja adiantado, e que em torno de 60 dias seja feito o recapeamento asfáltico. A intenção do prefeito, é expandir o trabalho para o interior, citando exemplo do acesso ao Aeródromo Regional em Campo da Aviação, projetando ainda a aplicação do sistema base forte, na pista de pousos e decolagens de aviões que está em fase de homologação. Já o acesso ao Cristo Acolhedor, em Granja do Silêncio, também será uma obra prioritária. O Executivo de Sobradinho, estima que em até 10 anos, todas as vias do interior de Sobradinho estejam asfaltadas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade