Prefeitura de Sobradinho instala novas câmeras de segurança e aguarda convênio com a Brigada Militar

Com os equipamentos existentes, o sistema de videomonitoramento contará com um total de 20 câmeras.

jan 25, 2024

Foto: Fabrício Ceolin

A Prefeitura de Sobradinho está instalando novas câmeras de videomonitoramento na cidade, com um investimento de mais de R$ 100.000,00.  De acordo com o secretário de Finanças, Nilo Wietzke, esse valor inclui uma emenda parlamentar do deputado Estadual licenciado, Beto Fantinel (MDB), e se soma ao sistema anterior, que custou cerca de R$ 300.000,00, instalado há alguns anos pelo Governo do Estado, além das câmeras já instaladas na área central pela própria Prefeitura de Sobradinho.

Os pontos para o cercamento eletrônico das saídas e entradas da cidade foram escolhidos pela Brigada Militar e Polícia Civil. Com os equipamentos existentes, o sistema de videomonitoramento contará com um total de 20 câmeras. A Prefeitura, agora responsável pelo sistema de vigilância na cidade, aguarda a celebração de um convênio com o Estado e a Brigada.

Procurado pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, o Comando Regional da Brigada Militar informou que a proposta de videomonitoramento está em análise técnica no Departamento de Informática da instituição. O pleno funcionamento do sistema depende da formalização do referido convênio, mas, não há previsão para a autorização, pois a demanda passa por diversos setores para análise de viabilidade e especificações dos equipamentos. Apesar disso, o comando regional assegura que todos os trâmites necessários estão sendo seguidos. Uma das câmeras instaladas pelo Estado foi danificada em um acidente em janeiro de 2021, mas, ainda não foi reinstalada.