A Prefeitura de Sobradinho divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (09), sobre as recentes intervenções feitas na Rua Princesa Isabel, nas imediações do Arroio Carijinho, que envolveram a remoção de árvores da espécie Tipuana. Segundo a administração municipal, a ação foi feita com base em licença ambiental, respaldada por análise técnica que apontou riscos à segurança da população.
Conforme o laudo técnico, várias árvores apresentavam galhos quebradiços e sinais de apodrecimento, agravados pela enchente ocorrida no ano passado e pela idade avançada das espécies. Além disso, o porte elevado das tipuanas estava comprometendo a rede elétrica da região. Segundo a nota, a remoção foi realizada em parceria com a RGE e discutida previamente em audiência pública, que também tratou do projeto de revitalização da orla do arroio.
A Prefeitura reconheceu o descontentamento de parte da população, mas reforçou que o projeto de intervenção não visa apenas a supressão de árvores. Está prevista a recuperação ambiental da área com o plantio de 400 mudas de espécies nativas, cuidadosamente selecionadas conforme as características do local.
Durante a remoção, outras vegetações menores foram danificadas devido à queda das grandes tipuanas. A Administração Municipal explicou que essa consequência já havia sido prevista e será tratada na etapa de compensação ambiental.
Nos próximos dias, será iniciado o plantio de espécies nativas como pitangueiras, angicos, ingá-banana, cerejeiras, ipês (amarelos e roxos), coqueiros e araçás. Além disso, está programado o início das obras de desassoreamento do Arroio Carijinho.
O projeto de revitalização da área contempla também melhorias urbanas, incluindo a construção de uma nova praça, dois pergolados, academia ao ar livre e paisagismo com vegetação apropriada.
Por fim, a Prefeitura reforçou seu compromisso com a sustentabilidade, segurança e bem-estar da comunidade, e destacou que segue aberta ao diálogo com a população para garantir uma cidade mais harmoniosa e ambientalmente equilibrada.