A Prefeitura de Santa Cruz do Sul emitiu uma nota oficial após reportagem veiculada com exclusividade pelo Portal Gaz detalhar a intenção de instalação de uma estátua de Exu na cidade. No texto, a Administração Municipal assegurou que a iniciativa será conduzida com total responsabilidade, destacando que a escolha do local para o monumento não prejudicará o trânsito, a circulação de pedestres ou a segurança da população. Ainda segundo a nota, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de valorizar a contribuição cultural afro-brasileira, promovendo o respeito e a inclusão, sem causar impactos negativos no cotidiano da cidade.
A Prefeitura reforçou que a homenagem será realizada de forma a não gerar conflitos com outras religiões, ressaltando a importância de um diálogo que envolva todas as etnias, crenças e religiões, em prol de uma ação que beneficie toda a comunidade. A proposta de construção da estátua foi apresentada pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro, representado por Moa Fanfa, que afirmou, durante entrevista à Rádio Gazeta, que o objetivo é homenagear Exu, uma das figuras mais louvadas e, ao mesmo tempo, estigmatizadas das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé.
Segundo Moa, Exu foi injustamente associado a figuras demoníacas no imaginário popular devido à influência do catolicismo. Ele destacou que a construção da estátua seria um marco para a comunidade afro-brasileira de Santa Cruz do Sul, reforçando a diversidade religiosa da cidade. O local sugerido para a instalação do monumento é o trevo do Gaúcho Diesel, um ponto estratégico e movimentado, que, segundo Moa, ajudará a fortalecer a identidade do Povo de Terreiro. Ele também comparou o tamanho da estátua de Exu, que terá aproximadamente 2,70 metros, com a de São Cristóvão, que está situada no Acesso Grasel. (Fonte: Portal Gaz).