Prefeitura de Lagoão recebe prêmio do TCE/RS por excelência na qualificação dos servidores

Lagoão ficou na quinta posição no estado na categoria de municípios entre 5.000 e 10.000 habitantes

nov 25, 2023

Foto: Divulgação

A prefeitura de Lagoão recebeu na última terça-feira, 21, prêmio do Tribunal de Contas do Estado, por excelência na qualificação dos servidores.  O chefe de gabinete, Dilamar Garcia, juntamente com o Secretário de Administração Sérgio Guindani e o Secretário do Meio Ambiente Jardel Tariga, estiveram em Porto Alegre representando o prefeito Cirano de Camargo, na cerimônia de lançamento do Qualis RS, que ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Lagoão ficou com a quinta posição em sua categoria/Foto: Divulgação

O destaque do evento, foi quando a Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE do Estado, apresentou os indicadores e resultados alcançados pelos municípios. Teve também premiação para as prefeituras que se destacaram na formação de seus servidores, valorizando o investimento no progresso de suas equipes. Ao todo, 30 municípios gaúchos foram reconhecidos pelos melhores índices em seis categorias: Lagoão ficou na quinta posição no estado na categoria de municípios entre 5.000 e 10.000 habitantes.

No Estado, há 98 municípios nesta categoria, Lagoão e Venâncio Aires foram os únicos premiados na região. A metodologia adotada pelo TCE levou em consideração a formação do servidor exigida no ato da nomeação, com a formação acadêmica do momento atual, além de políticas de incentivo à formação e qualificação dos servidores de carreira promovido pela municipalidade. O prefeito Cirano não participou do evento em Porto Alegre, pois permaneceu no município atendendo as questões referente a decretação de Situação de Emergência causado pelas chuvas excessivas e granizo em Lagoão.

O prefeito parabenizou todos os servidores por esse prêmio, principalmente aqueles que optaram por se qualificar, pois desta forma os serviços prestados ao público ficam com mais agilidade, qualidade e segurança jurídica. O Tribunal de Contas do Estado instituiu o Programa de Qualificação dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, denominado Qualis RS, com o objetivo de incentivar a qualificação acadêmica dos servidores públicos nas esferas estadual e municipal, com foco inicial nas prefeituras municipais.