Prefeitura de Lagoão deverá construir “ponte molhada” no lugar da estrutura levada pelo Rio Pardo

Sobre a estrutura metálica da Ponte da Integração, que estava sendo utilizada há pelo menos três meses, parte dela foi encontrada a 300 metros do local

nov 27, 2023

Foto: Arquivo

O prefeito Cirano de Camargo, de Lagoão, revelou nesta segunda-feira, durante entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, que busca alternativas para a Ponte da Integração, levada pelas águas do Rio Pardo, no último dia 17 de novembro. Segundo o gestor, deve ser pleiteada a construção de uma nova estrutura ainda mais robusta para o local. No entanto, ele admitiu que isso pode levar algum tempo, sem precisar datas.

Paralelamente, deve ser construída uma passagem baixa no antigo trajeto, ligando os municípios de Lagoão e Gramado Xavier. Essa estrutura, também conhecida como ponte molhada, deverá ser construída com canos de concreto. Em caso de fortes chuvas ela pode ser encoberta pelas águas, mas não há risco de ser levada. Sobre a estrutura metálica da Ponte da Integração, que estava sendo utilizada há pelo menos três meses, parte dela foi encontrada a 300 metros do local. Outra parte, segundo Cirano, ainda não havia sido encontrada.

O prefeito se limitou a dizer que nesse momento não se deve apontar culpados, pois a força da natureza se mostrou implacável mais uma vez, com mais de 150 milímetros de chuva em menos de 24 horas. No entanto, um estudo deve ser feito para verificar se a ponte era adequada para o local e se houve alguma falha de engenharia. Com o último temporal, muitas lavouras foram atingidas, bem como estradas ficaram danificadas com a enxurrada. O granizo atingiu nove localidades de Lagoão e danificou 182 residências.

A prefeitura concluiu no final da semana passada a entrega de 2.470 telhas de fibrocimento de quatro milímetros e outras 480 de seis milímetros. Os prejuízos ainda estão sendo calculados no município, uma vez que a prefeitura pediu um levantamento de perdas em lavouras à Emater para, posteriormente, ser decretada Situação de Emergência.