A Prefeitura de Arroio do Tigre apresentou uma nova proposta com o objetivo de evitar o encerramento das turmas do 5º ao 9º ano nas escolas Jacob Dickel, da localidade de Coloninha, e Santo Antônio, de Taboãozinho. Na semana passada, o Executivo havia anunciado o fechamento dessas turmas e a transferência dos alunos para a Escola Jovino Fiúza, em Sítio Alto.
A medida provocou forte reação de pais e responsáveis, que protestaram em frente à Prefeitura na quarta-feira (16), organizaram uma carreata e manifestaram-se nas redes sociais. Na ocasião, os pais foram recebidos pela secretária municipal de Educação, Vilma Telöken. O prefeito Vanderlei Hermes não participou da reunião por estar em agenda oficial fora do município.
Nesta segunda-feira (21), o prefeito esteve na Câmara de Vereadores, onde se reuniu com um grande número de pais, alunos, representantes das comunidades e vereadores. Durante o encontro, Hermes reconheceu que a comunidade se sentiu prejudicada e informou que determinou à equipe da Educação um novo estudo sobre o caso. Como alternativa, apresentou a proposta de implantar o turno único do Pré ao 9º ano nas duas escolas, mantendo as turmas em funcionamento, porém com a adoção de turmas multisseriadas. Segundo ele, essa organização permitirá o atendimento adequado por professores da rede e trará uma economia anual de aproximadamente R$ 560 mil aos cofres públicos.

O prefeito ouviu a reinvindicação e preocupações expostas pelos representantes das duas comunidades, que sempre defenderam a permanência das turmas. Agora, a proposta da prefeitura será levada para discussão em assembleias locais. Os encontros foram marcados para esta terça-feira (22), às 19 horas: um no salão católico da localidade de Coloninha e outro no salão comunitário de Taboãozinho.

O Executivo aguardará a manifestação oficial das comunidades para definir os próximos passos. A intenção é que, caso aprovada, a nova organização escolar entre em vigor após o recesso escolar, no início de agosto. A proposta da Secretaria da Educação de Arroio do Tigre, prevê que o turno único seja implantado na escola Jacob Dickel, da localidade de Coloninha pela manhã, e na Santo Antônio, de Taboãozinho no turno da tarde.

Confira matéria veiculada no Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho:
