Prefeitura anuncia mais recursos para a APAE, mas não garante fim da fila de espera por atendimento

Prefeitura anuncia mais recursos para a APAE, mas não garante fim da fila de espera por atendimento

maio 11, 2022

Foto: Henrique Lindner/Rádio Sobradinho AM

A prefeitura de Sobradinho vai fazer um aditivo ao convênio com a APAE para diminuir a fila de 41 crianças que aguardam atendimento na instituição. Foi o que disse o prefeito Armando Mayerhofer em entrevista ao programa Enfoque desta quarta-feira (11). Acompanhado da coordenadora da Secretaria da Educação, Zaíra Pohlman Moreira, ele respondeu as cobranças feiras por um grupo de mães, ontem, também no Enfoque, e por vereadores na última sessão da Câmara.

Mayerhofer disse que a intenção é ajudar, mas não garantiu atendimento de imediato para todas as crianças. Segundo ele, existe um limite legal para ampliar o contrato com a APAE que é de R$ 8 mil. O valor é insuficiente para toda a demanda. Por isso, prefeito disse que o concurso que será lançado nos próximos dias também abrirá vagas para profissionais desta área. Com o aditivo, a partir de 1º de junho o atendimento poderá ser ampliado. O repasse anual da prefeitura para a APAE é de 354 mil reais.

Armando Mayerhofer ainda esclareceu que não lançou concurso no ano passado devido às restrições impostas pela lei decorrente da pandemia que permitia apenas reposição de pessoal, não novas nomeações. Já a coordenadora da Secretaria da Educação lembrou que, além da APAE, as crianças com deficiência recebem atendimento em cinco salas de recursos na rede municipal de ensino. Zaíra Pohlman Moreira disse que nestes espaços 54 alunos são atendidos, e que o número não é maior porque houve dificuldade para encontrar profissionais.