Pesquisar
Close this search box.

Prefeitos participam da Marcha pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul em Brasília

Na pauta entregue estão as seguintes reivindicações: parcela extra do FPM para os 400 municípios que ainda não receberam, e garantia dos repasses de ICMS e ISS para municípios e estados referente aos meses de maio e junho (totalizando 2 bilhões de reais).
Foto: Divulgação

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer participou, em Brasília, da Marcha pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul, que ocorreu nesta terça (02) e quarta-feira (03), promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Do Centro Serra também participam os prefeitos Marciano Ravanello, de Arroio do Tigre; Edson Lawall, de Cerro Branco; Alexander Castilhos, de Estrela Velha; Luiz Francisco Fagundes, de Lagoa Bonita do Sul; Valdir Rodrigues, de Segredo; e Leodegar Rodrigues, de Novo Cabrais. Outros prefeitos do Centro Serra também participam da Mobilização na Capital Federal. De acordo com Armando Mayerhofer, a proposta do evento foi garantir o avanço de medidas emergenciais e estruturantes para o restabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no Estado.

Na tarde dessa quarta-feira, os prefeitos se reuniram em frente ao Palácio do Planalto, enquanto uma Comitiva da Famurs e representantes das Associações dos Municípios se encontrava com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. De acordo com o presidente da Famurs, prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, a comitiva agradeceu toda a ajuda e ações já anunciadas pelo Presidente Lula, mas ressaltou que é preciso de uma ajuda mais urgente e rápida para os municípios. Na pauta entregue estão as seguintes reivindicações: parcela extra do FPM para os 400 municípios que ainda não receberam, e garantia dos repasses de ICMS e ISS para municípios e estados referente aos meses de maio e junho (totalizando 2 bilhões de reais).

Também foi solicitada uma nova liberação em setembro para cobrir eventuais diferenças de julho a setembro.  O presidente da Famurs também informou que o encaminhamento do Ministro Padilha será discutido com os Ministros, Paulo Pimenta, Fernando Haddad, Rui Costa e com o Presidente Lula para retorno. Os prefeitos esperam que esse retorno ocorra, se possível, no dia 17 de julho, durante o 42º Congresso da Famurs, ou antes, se possível.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade