Pesquisar
Close this search box.

Prefeitos decidem manter todos protocolos de prevenção da Covid-19

Decisão foi tomada na tarde de segunda-feira

 

Os prefeitos que integram a AMCSERRA decidiram manter a maioria dos protocolos de prevenção à Covid-19 que estavam vigentes nas últimas semanas. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta segunda-feira (17) na prefeitura de Sobradinho. Foram feitas apenas pequenas alterações nas normas. Uma das alteração é a liberação das quadras esportivas das escolas para as aulas de educação física. Com a mudança no sistema de controle da pandemia anunciado pelo Governo do Estado na última sexta-feira, os municípios passaram a ter maior autonomia para implantar ou flexibilizar protocolos.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o presidente da AMCSERRA, Valdir Rodrigues – prefeito de Segredo, explicou que nos restaurantes a lotação máxima que era de 25% passou para 40%. Já no comércio, onde era permitida uma pessoa para cada 8 metros quadrados, poderá agora ter uma ocupação de uma pessoa a cada 6 metros quadrados. Quanto aos velórios, houve uma flexibilização. Antes, em caso de morte por Covid, não havia permissão para a presença de público. Agora serão permitidas 10 pessoas. Em caso de morte por outras causas, serão permitidos velórios com até 20 pessoas. Conforme ele, segue proibida a prática de esportes em quadras e canchas de bochas. Valdir explicou que a decisão levou em conta, entre outros fatores, a situação do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul que chegou a estar com taxa de 185% de ocupação dos leitos de UTI. No momento, este índice é de 150%, com 30 leitos ocupados, quando a real capacidade é de 20 leitos. Além dos leitos da ala de Terapia Intensiva, a instituição está utilizando outras dependências para a internação de pacientes em estado grave. Na reunião desta segunda-feira também ficou definido que será intensificada a fiscalização das chamadas aglomerações em áreas públdicas, como parque e praças, uma vez que houve aumento de novos casos na região Centro Serra. Nestes locais é permitida apenas a circulação de pessoas.

Na entrevista desta terça-feira, Valdir Rodrigues reconheceu que os prefeitos haviam solicitado mais autonomia, mas lamentou que o governo do Estado tenha tomado esta decisão no momento em que autorizou a retomada das aulas, transferindo um compromisso muito maior para os prefeitos. A AMCSERRA representa a Região Covid 27, que tem sede em Cachoeira do Sul. Além de Cachoeira do Sul, a reunião contou com a presença de representantes de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Cerro Branco, Sobradinho, Passa Sete, Lagoa Bonita, Segredo e Novo Cabrais. Durante a reunião também foi criado o Comitê Regional, conforme determina o novo Decreto do Governo do Estado, que será responsável por acompanhar a situação da pandemia e responder formalmente aos alertas emitidos pelo Estado. O Comitê é formado por: Solange Terezinha Alves de Oliveira – Especialista em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador e Coordenadora do NUREVS ( Núcleo Regional de Vigilância em Saúde); Marcelo Figueiró- Secretário Municipal de Saúde de Cachoeira do Sul; Juliana Cruz Flores – Procuradora Municipal de Cachoeira do Sul; Luciano Morschel – Superintendente do HCB; Lucas Proença Dahlke – Médico Infectologista – Diretor Técnico do HCB; Altemar Rech – Secretário Executivo do Consórcio intermunicipal Vale do Jacuí; Rodrigo Adriano Stoll – Secretário Executivo da AMCSERRA, e Charles Hermes – Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Sobradinho. A partir de agora o Estado deixa de ser regrado pelas bandeiras, e passa a observar as regras dos três “As”: Aviso, Alerta e Ação. A região Covid 27 – da qual o Centro Serra faz parte, já recebeu do Grupo de Trabalho Saúde, um Alerta.

 

Atualizada em 18/05/2021 às 15h:19

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade