Foto: Casa da Cultura
Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMC-Serra) estarão reunidos na tarde desta segunda-feira (4) em Sobradinho para tratar sobre as novas determinações do governo do estado com relação à flexibilização da realização de eventos e retomada das atividades que até então estavam restritas em decorrência da pandemia no estado.
O governador Eduardo Leite anunciou, na última quinta-feira (30), a ampliação de público em estádios de futebol, eventos sociais e feiras. Uma das novidades é a exigência da carteira de vacinação, conforme o calendário de imunização divulgado pelo governo. Ou seja, pessoas com 40 anos ou mais precisam ter as duas doses para ingressarem nos locais. Leite também anunciou a retomada do funcionamento das casas noturnas, com a liberação da pista de dança a partir desta sexta-feira, 1º. As boates estão na última etapa de estabelecimentos com regras mais rígidas diante da pandemia. Com os novos protocolos, o público poderá permanecer em pé nas pistas de dança sendo obrigatória a apresentação do cartão de comprovação da vacinação contra a Covid-19.
As casas noturnas poderão ter público de 401 até 800 pessoas. Até então, os eventos sociais estavam limitados a 350 pessoas. “Não significa que a pandemia tenha acabado ou tenha deixado de representar uma preocupação. Portanto, pedimos que as pessoas continuem usando máscaras e mantenham os hábitos de higiene reforçados”, disse o governador Eduardo Leite.
Segundo o presidente da AMC-Serra e prefeito de Segredo, Valdir Rodrigues, na reunião desta tarde deverá ser definido o que efetivamente deverá ser retomado. Uma das questões que deverá estar em pauta na reunião é, além dos eventos em locais fechados e abertos, a retomada das atividades das EMEIS em turno integral, umas vez que as escolas voltaram a atender em sua normalidade. Em Sobradinho, por exemplo, na última semana uma reunião já foi promovida para tratar sobre o assunto, porém o resultado do encontro ainda não foi divulgado. A reunião dos prefeitos será no Centro Administrativo de Sobradinho.