Prefeito diz que Sobradinho vai encerrar o ano com contas em dia

Segundo ele, a contabilidade está trabalhando nos números finais, o que ainda deverá levar alguns dias

dez 29, 2023

Foto: Henrique Lindner

O município de Sobradinho deverá fechar o ano de 2023 com as contas em dia. Foi o que disse o prefeito Armando Mayerhofer em entrevista à Rádio Sobradinho nesta sexta-feira, 29. Segundo ele, a contabilidade está trabalhando nos números finais, o que ainda deverá levar alguns dias. Mayerhofer fez um balanço das principais ações da prefeitura ao longo do ano e revelou números sobre a situação financeira.

Conforme o prefeito, o município teve uma queda na arrecadação de aproximadamente quatro milhões de Reais.  O principal motivo apontado foi à redução dos repasses do ICMS devido à seca dos últimos três anos. Também houve diminuição nos valores destinados pela União por meio do Fundo de Participação dos Município, o FPM. Mesmo assim, segundo Mayerhofer, foi possível fazer muitos investimentos, boa parte com recursos próprios. Ele citou como exemplo o novo conjunto habitacional popular no Bairro Vera Cruz, com 30 unidades, que está em fase de conclusão.

Além disso, também foram necessárias muitas contrapartidas de valores em obras executadas com recursos federais. Armando Mayerhofer ainda lembrou que foram investidos muitos recursos na Educação, setor que recebeu 33% da receita municipal. A obrigação constitucional é destinar 25%. O orçamento de Sobradinho para 2024 é de R$ 83.800.000,00, cerca de 5% superior ao deste ano, que foi de 79.500.000,00.