Prefeito Arroio do Tigre assina decreto de Situação de Emergência

O documento ainda sinaliza os prejuízos causados ao erário público, devido à alta intensidade de chuvas que vem atingindo o município desde o dia 3 de setembro

nov 24, 2023

Foto: Divulgação

O prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, assinou o Decreto de Situação de Emergência em razão das últimas fortes chuvas que atingiram o Município de Arroio do Tigre. O episódio causou uma série de transtornos como obstrução de sarjetas, casas invadidas pelas águas, estradas deterioradas e lavouras, principalmente de tabaco, atingidas pelo granizo nas localidades de Vila Progresso, Linha Paleta, Linha Tigre, Linha Ocidental, Travessão e Linha Barrinha.

O documento ainda sinaliza os prejuízos causados ao erário público, devido à alta intensidade de chuvas que vem atingindo o município desde o dia 3 de setembro, com precipitações muito acima das médias históricas. Já as chuvas dos dias 17 e 18 de novembro acumularam mais de 114 milímetros em menos de 24 horas, o que ocasionou danos às infraestruturas de pontes e de trechos do sistema viário, tendo superado a capacidade de resposta do município. As últimas chuvas se somaram aos acumulados extraordinários dos últimos meses, ocasionados pelo fenômeno El Niño.

Além disso, a iminência da nova safra de verão e a necessidade de transportes e insumos para a produção agrícola, bem como a necessidade do transporte escolar em toda a rede municipal de ensino, são afetados pela precariedade das estradas danificadas pela enxurrada. As precipitações no período de 03 de setembro a 18 de novembro somam aproximadamente 934 milímetros, o que causou prejuízos econômicos na agricultura, em especial nas culturas de tabaco, trigo, milho, feijão, soja, leite, frutíferas e culturas de subsistência, conforme relatório de levantamento de perdas da produção agrícola elaborado pela Emater/Ascar -RS. O Decreto de Situação de Emergência já foi publicado e está em vigor no município.