Pesquisar
Close this search box.

Posição da pista do aeródromo de Campo da Aviação deve ser alterada

Aproximação para pouso das aeronaves está prejudicada na cabeceira norte, devido a presença de eucaliptos numa área vizinha

Foto: Divulgação

O Clube de Vôo e Ultraleves Águias da Serra pretende alterar a posição da pista do aeródromo de Campo da Aviação, a fim de facilitar o pouso e decolagens de aviões. Atualmente, a aproximação das aeronaves está prejudicada na cabeceira norte, devido a presença de eucaliptos numa área vizinha. Em entrevista, nesta quarta-feira, 29, ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o presidente do Clube Águias da Serra, Oneide Furlan, e o vice-presidente, Fabrício Ceolin, explicaram que, pelo fato de não ter havido acordo com o proprietário da área para a derrubada dos eucaliptos, a alternativa será a alteração da posição da pista. Essa medida é necessária para solicitar a homologação do aeródromo.

Atualmente, a pista existente no local só permite o pouso e decolagens de ultraleves. Caso seja confirmada a homologação, outros tipos de aeronave, que incluem aviação agrícola, táxi aéreo, UTI Móvel, entre outros serviços, poderão utilizar a pista de Campo da Aviação. O prefeito Armando Mayerhofer garantiu investimentos na pista de pousos de decolagens de aeronaves, a qual pertence ao município. Atualmente, a pista é administrada pelo Clube de Voo e Ultraleves Águias da Serra, que tem a concessão do local.

Nessa terça-feira, 18, o prefeito Armando Mayerhofer e o Secretário de Indústria Comércio e Serviços Darlan Kittel, estiveram vistoriando a área. Eles reconhecem a importância regional do local e propuseram investir na construção da nova pista que deverá ter cerca de 700 metros de extensão, salientando que a prefeitura dispõe de todo maquinário necessário para o serviço. O secretário Darlan Kittel ficou responsável em buscar os meios técnicos para a legalização do aeródromo e lembrou que num futuro, eventos também podem ser promovidos no local.

O membro diretivo do clube de voo, Gerson Ruoso, lembrou que vários pilotos da aviação comercial, privada e militar são naturais de Sobradinho e muitos manifestam o desejo de que o município tenha seu aeroclube legalizado, em condições de receber aviões e, com isso, fomentar o setor. O prefeito Mayerhofer lembrou que a região Centro Serra pode ser beneficiada com um local para chegadas e partidas de voos, salientando que o Sobradinho é um Polo Regional e que isso iria até mesmo atrair novos investimentos. Lembrou que empresários, turistas e até comitivas de prefeituras poderiam partir num primeiro momento com um táxi aéreo direto do município para seus compromissos, trazendo assim mais agilidade.

O prefeito pretende ainda buscar recursos federais para pavimentar a pista, visando também no futuro, receber voos regionais como os que vêm sendo oferecidos pela da Companhia Aérea Azul. Os membros do grupo Águias da Serra têm trabalhado na manutenção e conservação do aeródromo, com investimentos feitos com recursos próprios.

Administração Municipal de Sobradinho garantiu investimentos na pista de pousos e decolagens. Fotos: Divulgação

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade