A Administração Municipal de Sobradinho promove neste sábado (18) a inauguração da nova ponte do Bairro Baixada. O evento será às 11h, no local da obra, seguido de um almoço com galeto assado, aberto à comunidade. O ato foi confirmado pelo prefeito Luiz Affonso Trevisan e pelo vice-prefeito Nilo Wietzke, durante entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, nesta sexta-feira (17).
Inicialmente estava prevista a inauguração na semana passada, mas devido a alguns detalhes que ainda não estavam prontos, a Prefeitura resolveu postergar em uma semana. Segundo os gestores, a nova ponte simboliza o início do retorno à normalidade da mobilidade urbana de Sobradinho, que teve as principais pontes severamente danificadas pela enchente de 2024. Segundo Trevisan, a comunidade é convidada a prestigiar esta inauguração. Ele também fez questão de convidar líderes religiosos para um momento de bênção ecumênica sobre a nova estrutura.
Ambos relataram que a ponte que liga o Centro ao bairro Vera Cruz também está em fase de finalização e a expectativa é de que esteja liberada para o trânsito até o final deste mês. A concretagem da pista de rolamento foi concluída na semana passada e a cura do concreto está em andamento. Depois, ocorre a conclusão dos aterros para posterior liberação do tráfego. A passagem de pedestres já está liberada sobre a estrutura, com pequenas pinguelas adaptadas em ambos os lados.
A pinguela maior que foi construída para dar acesso aos moradores a pé será levada para a ligação entre os bairros União e Rio Branco, atendendo a uma demanda da população. Sobre a ponte que liga os dois bairros, o prefeito destacou que a empresa já concretou a base de uma das cabeceiras e que a obra está em um ritmo celerado. Após a conclusão da ponte entre o Centro e o bairro Vera Cruz as equipes vão concentrar esforços na ponte que liga o Centro e a Avenida Euclides Bento Pereira.
Ali será construída uma passagem provisória com os materiais que serão retirados da passo no bairro Baixada. Além disso, o prefeito disse que vai abrir a continuação da rua que margeia o Arroio Carijinho, entre a Avenida Euclides Bento Pereira e a ponte do bairro Maieron. A previsão para que estas duas estruturas estejam funcionais é para o início de 2026.







