Políticos comemoram conquista de viaturas para BM do Centro Serra

Novas viaturas da Brigada Militar que foram entregues aos municípios do Centro Serra são do modelo Duster e são semi blindadas

maio 6, 2021

Ocorreram na manhã desta quarta-feira (05), a entrega das três viaturas da Brigada Militar para os municípios contemplados no Centro Serra. O prefeito de Ibarama, Valmor Mattana, participou no ato, em Porto Alegre. A viatura do município foi a primeira entregue, e simbolicamente oficializou a entrega de todos os veículos. O governador Eduardo Leite fez questão de registrar o ato através de uma Selfie com o prefeito.

 

Matanna diz ter ficado feliz e surpreso, pois, em fevereiro, iniciaram as tratativas junto ao Governo do Estado, quando integrantes da Brigada de Ibarama fizeram uma visita de cortesia ao Executivo.

 

 

Em Lagoa Bonita, participaram da entrega da viatura o prefeito Luiz Francisco Fagundes, o secretário Cassio Lazzari e o Comandante da Brigada, Sargento Vicente Unfer.

Eduardo Leite
Eduardo Leite

Já no município de Segredo, a nova viatura chegou  quarta-feira (05). A reinvindicação foi feita pelos vereadores progressistas do município, junto a Deputada Estadual Silvana Covatti, que através de recursos de emenda da Bancada Federal Gaúcha com a contrapartida do Estado, se empenhou para a destinação do veículo. O comandante da Brigada Militar de Segredo, sargento Evanildo Pereira e o soldado Jader Bonoto de Rosso, receberam o Assessor da deputada, Alex Teichmann, junto com os vereadores Lisandra Mergen, Elizandra Demichei e Adilson da Silva. O comandante agradeceu o empenho e o comprometimento com a segurança pública no município, uma vez que contavam com apenas uma viatura. As novas viaturas da Brigada Militar que foram entregues aos municípios do Centro Serra são do modelo Duster e são semi blindadas.

O Estado entregou a Brigada Militar 221 veículos entre viaturas SUV, motos e ônibus –, em um investimento total de R$ 19 milhões. Houve aporte de recursos de emenda da bancada federal gaúcha com contrapartida do Estado, num total de R$ 14.169.628,63, custearam a compra de 103 das 107 Dusters semiblindadas para a Brigada Miliar. Dessas, 95 contemplam a meta original do projeto pactuado com os parlamentares. As outras oito unidades foram adquiridas com valores que sobraram a partir da economicidade no processo de licitação, feita pela Secretaria de Segurança Pública. Nas viaturas, a blindagem instalada é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola .40 e 9 mm. Construída com fibra de aramida, é mais leve que o aço, e com capacidade de resistência quatro vezes maior. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística de igual padrão.