Política Pública viabiliza acesso à terra para jovem rural de Ibarama

O primeiro beneficiário do município é o jovem agricultor Anderson Vinicius Sartorio, de 18 anos, que por meio do Programa adquiriu uma área de 12,9 hectares, em Linha Oito

mar 9, 2022

Foto: Assessoria Imprensa da Emater/RS-Ascar

O primeiro contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil do município de Ibarama foi assinado no escritório local da EmaterRS-Ascar. O primeiro beneficiário do município é o jovem agricultor Anderson Vinicius Sartorio, de 18 anos, que por meio do Programa adquiriu uma área de 12,9 hectares, em Linha Oito, interior de Ibarama. Na nova propriedade, distante cinco quilômetros da sede do município, o jovem produtor pretende cultivar fumo, milho, soja, feijão e outras culturas para subsistência familiar. Anderson Vinicius Sartorio é assistido pela equipe da EmaterRS-Ascar no município e deverá seguir as orientações técnicas, tanto relacionadas ao manejo e conservação do solo, como das culturas de interesse.

Entre as ações previstas constam realizar análise, correção da fertilidade e descompactação do solo, adubação verde, tratos culturais, como capinas e aplicação de herbicidas, fungicidas e inseticidas, bem como a utilização de controle biológico, plantios em épocas corretas, de acordo com o zoneamento agrícola de risco climático, observar a maturação fisiológica das culturas, para realizar a colheita, secagem e armazenagem de grãos na propriedade, manutenção de sementes crioulas e outras formas de multiplicação, como ramas e mudas para cultivo na safra seguinte. A extensionista rural da EmaterRS-Ascar, Lilian Rodriguess frisa que a assinatura desse contrato representa o final de um ciclo e início de outro para o jovem agricultor. Ela ressalta que o acesso a essa importante política pública possibilita a aquisição de terras, com subsídio governamental, prazo de 25 anos para quitação do investimento e três anos de carência.

Para a realização deste contrato, a Emater/RS-Ascar atuou em todas as fases do processo, desde a mobilização dos agricultores, com a prestação de informações acerca do Programa, vistoria prévia da área adquirida, elaboração de documentos (projeto produtivo e de viabilidade econômica), emissão de certidões, apresentação da proposta, área e beneficiário no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ibarama,  além de postagem da documentação no sistema Obter Terra Brasil e acompanhamento da proposta.

Participaram da assinatura do contrato, além do jovem agricultor, os proprietários anteriores da área adquirida Algir e Valdiria Satorio, o gerente do Banco do Brasil Agência Sobradinho, Alexandre Alves de Espindola, o prefeito de Ibarama em exercício, Célio Odair Turcatto, o secretário municipal da Agricultura e Fomento Econômico, Fernando Puntel, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Correa da Rosa, e a equipe de extensionistas da Instituição, composta por Giovane Ronaldo Rigon Vielmo, Lilian Alessandra Rodrigues e Maiara Cristina Hoppe Marques. A extensionista destaca ainda a atuação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), no incentivo à permanência do jovem no meio rural.